Para garantir a produtividade e a sustentabilidade de indústrias do setor de papel e celulose, é recomendada a realização periódica da dragagem industrial. O processo remove sedimentos e resíduos de tanques e lagoas de tratamento de efluentes utilizando equipamentos especializados para desobstruir e limpar as áreas, garantindo, dessa forma, que os sedimentos não impactem na qualidade da água ou no fluxo de produção.
A Submar Dragagens, empresa catarinense com atuação em todo o Brasil, realiza esse tipo de serviço específico para diversos setores industriais, incluindo o de papel e celulose. “Cada projeto é único e executado de acordo com as necessidades da organização, pensando em todas as etapas e complexidade, desde a finalidade, a batimetria (profundidade dos corpos hídricos), o volume e o tipo de sedimento que será removido e a definição de um ponto seguro para o descarte dos resíduos dragados. Com base nessas informações, determinamos equipamentos, equipe e cronograma de execução”, esclarece Rogério Júnior, engenheiro e sócio-administrador da empresa.
De acordo com ele, a dragagem industrial em tanques e lagoas de tratamentos de efluentes permite uma operação mais eficiente e reduz a necessidade de paradas para manutenção. Júnior destaca ainda os cinco principais benefícios da dragagem industrial para o setor de celulose e papel:
- Redução de custos operacionais: minimiza os gastos com manutenção e intervenções.
- Sustentabilidade ambiental: contribui para o tratamento adequado de efluentes.
- Reutilização de água: facilita o reaproveitamento de recursos hídricos essenciais.
- Conformidade com normas: auxilia no cumprimento das exigências ambientais.
- Aumento da eficiência: mantém o sistema de produção sem interrupções ou obstruções.
De acordo com engenheiro e sócio-administrador da Submar Dragagens, é importante fazer a dragagem de manutenção para manter a eficiência operacional, a segurança e prevenção ambiental. “A orientação é que seja feita, em média, a cada dois anos”, recomenda.
Fonte: Submar Dragagens