Com a visão de fazer futuro e a missão de acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável, a AFRY – resultado da fusão entre a ÅF e a Pöyry – levará ao Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel – ABTCP 2024 as soluções e serviços que estão ajudando as indústrias de papel e celulose a avançarem em sustentabilidade e digitalização. Organizado pela ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, o evento acontece entre os dias 1º e 3 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Esta é a primeira vez que a AFRY participa do ABTCP com sua nova marca, refletindo seu posicionamento como empresa de alcance global, presente em mais de 45 países, com atuação reconhecida em indústrias de processo, infraestrutura, energia e digitalização.
Nas indústrias de base florestal, a AFRY vem atuando com sucesso no Brasil há mais de 50 anos, em todas as fases dos projetos, desde a matéria-prima até o produto final, trabalho que tornou a AFRY referência mundial em consultoria e serviços para o setor. Esta atuação ganha cada dia mais relevância diante dos desafios atuais.
“Todas as indústrias de processo estão procurando os melhores meios de resolver os desafios relacionados à eficiência, sustentabilidade e digitalização. E a AFRY, em sua visão de fazer futuro e a missão de acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável, tem atuado com soluções inovadoras para apoiar o setor de papel e celulose no processo de rápida transformação dos negócios”, destaca Márcia Mastrocola, diretora da área de Indústrias de Processo da AFRY para a América Latina.
Desenvolver projetos que irão garantir eficiência energética e redução das emissões de carbono tem sido uma marca da AFRY junto às indústrias de papel e celulose. Da mesma forma, a implantação de soluções e plataformas digitais têm contribuído para acelerar a implantação da chamada Indústria 4.0 no setor.
Na área ambiental, a AFRY deu apoio a 90% dos licenciamentos realizados nos últimos 10 anos para a produção de celulose no País, desenvolvendo estudos para a implantação de unidades fabris em diferentes estados brasileiros.
O escopo de serviços de sustentabilidade oferecidos contempla a realização de estudos de benchmarking, o desenvolvimento de estratégias, a avaliação de projetos ou empreendimentos, a identificação e avaliação dos impactos e riscos das mudanças climáticas, a elaboração de inventários de gases de efeito estufa (GEE), desenvolvimento de plano estratégico para a redução da emissão de GEE, estoque de carbono, tecnologias para a redução e captura de carbono e elaboração de relatórios de Sustentabilidade (padrão GRI).
AFRY – Transformação Digital
Tão importante quanto a sustentabilidade para a indústria de papel e celulose, a digitalização também está no centro das estratégias de negócios. A AFRY tem apoiado as empresas do setor rumo à chamada Indústria 4.0, visando transformar os dados gerados nos processos industriais em informações acionáveis, que ajudam a reduzir perdas e ampliam a eficiência e a própria sustentabilidade operacional.
Um exemplo disso é o redesenho da arquitetura das malhas de controle de caldeira, com a aplicação de uma abordagem moderna, com o objetivo de alcançar uma combustão otimizada e estável. A atuação da AFRY nessa área tem garantido excelentes resultados, trazendo maior estabilidade à operação, reduzindo perdas e emissões indesejadas.
“A engenharia de dados tem um papel fundamental na operação das indústrias de processo, ao transformar a grande quantidade e variedade de dados provenientes das unidades de produção em informações úteis e de qualidade. É isso que leva à obtenção de melhorias operacionais e de sustentabilidade, incluindo eficiência energética, com menor uso dos recursos naturais e redução das emissões de gases de efeito estufa”, afirma Flávio Maeda, Head de Serviços Digitais da AFRY para América Latina.
Para ajudar as empresas de papel e celulose, a AFRY oferece o AFRY Smart Site, um framework focado na Industria 4.0 com serviços e soluções digitais para otimizar processos em termos de eficiência, produtividade, segurança e qualidade, além de promover o desenvolvimento sustentável das atividades industriais ao longo de toda a cadeia produtiva. É o conhecimento de anos acumulado por milhares de especialistas utilizando soluções emergentes como Big Data, Analytics, Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquina (Machine Learning), visão computacional, realidade aumentada, simulação e gêmeos digitais.