O Grupo Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde divulgou os resultados de suas atividades do primeiro trimestre de 2014, destacando as principais atuações da empresa neste período. Benoît Potier, Presidente e CEO do Grupo Air Liquide declarou:
“Este trimestre confirma o retorno de um clima econômico mais favorável que começou em meados de 2013. Este ambiente é especialmente positivo para a área de eletrônicos, uma linha de negócios que continua a desenvolver-se em segmentos de maior valor agregado. O primeiro trimestre de 2014 foi marcado também por um crescimento mais forte e com uma significativa contribuição das unidades start-ups, bem como pela maior demanda dos clientes acarretando em um crescimento sustentado pelas atividades nas Américas, na Ásia-Pacífico e a estabilidade na Europa. O desempenho operacional da Air Liquide é sólido e o Grupo continua a reforçar a sua eficiência e competitividade, enquanto desenvolve iniciativas de evolução. Nossa carteira de investimentos de €2,5 bilhões representa uma importante fonte de crescimento no médio prazo. Levando sempre em consideração o contexto de investimento com responsabilidade ambiental, a Air Liquide está confiante em sua capacidade de oferecer mais um ano de crescimento de lucro líquido”.
Dividindo por categorias, as vendas em Gás e Serviços cresceram 5,7% mas mantiveram-se estáveis, conforme publicado no ano anterior. Já a receita de Gás e Serviços para a indústria nas economias em desenvolvimento subiram 14%. O efeito cambial, que não tem nenhum impacto operacional, foi mais uma vez desfavorável neste trimestre.
O segmento chamado de Grandes Indústrias teve uma receita trimestral superior em 6,2%, do ano anterior beneficiando-se da entrada em operação de novas unidades, principalmente na China, e de demanda sustentada por hidrogênio a partir da indústria de refino nos Estados Unidos. A linha de Mercado Industrial continuou a melhorar no primeiro trimestre de 2014, chegando a 4,4%. Esta atividade está se beneficiando de maiores volumes na Ásia, incluindo o Japão, e nas Américas, bem como de aumento das vendas de hélio e gases raros.
O departamento de saúde do Grupo Air Liquide permanece expressivo, especialmente na área de homecare e higiene e subiu 5,3%. Essa atividade continua a ser um motor de crescimento na Europa Ocidental e está em amplo desenvolvimento na América do Sul, particularmente no Brasil.
A recuperação no segmento de eletrônica, que começou em 2013, atingiu um crescimento trimestral de 10,3%, impulsionada pelo aumento das vendas de equipamentos e instalações nos Estados Unidos e na Ásia, bem como pela maior demanda de gases especiais. O setor de engenharia e tecnologias cresceu em 19,4%, conforme publicado, sustentado pelas vendas de unidades de produção para clientes de terceiros.
Indicadores operacionais para o trimestre confirmaram as expectativas. Os ganhos de eficiência atingiram € 69 milhões e o fluxo de caixa operacional aumentou em sólidos 9%, excluindo o impacto cambial.
Fonte: Air Liquide