A Arauco iniciou as obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Inocência, em parceria com a Sanesul e a Prefeitura Municipal. O projeto, que integra o Plano Estratégico Socioambiental (PES), reafirma o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população.
Com investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa vai duplicar a capacidade de tratamento, garantindo infraestrutura adequada para acompanhar o crescimento do município até 2050. A obra prioriza tecnologias que reduzem impactos ambientais e asseguram padrões rigorosos de qualidade, conforme normas ambientais vigentes.
Além de melhorar o saneamento, o projeto fortalece a relação da Arauco com a comunidade, promovendo saúde pública e preservação ambiental. “Estamos preparando Inocência para um futuro sustentável, com soluções que unem responsabilidade social e cuidado com os recursos naturais”, destaca Theófilo Militão, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Arauco Brasil.
A ampliação da ETE é parte do Plano Estratégico Socioambiental, que destina R$ 85 milhões a áreas essenciais como saneamento, saúde e conservação ambiental, consolidando um modelo de governança compartilhada entre empresa, sociedade civil e autoridades locais.
A obra foi devidamente autorizada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em conformidade com a legislação ambiental vigente. As atividades de ampliação da capacidade não impactam a qualidade nem na continuidade dos serviços de saneamento prestados à população.
O salto na capacidade de saneamento
O projeto visa duplicar a capacidade de tratamento da ETE de Inocência, passando de 36 m³/h (para 5.400 habitantes) para uma vazão de até 78,16 m³/h (para cerca de 11.700 habitantes). Está prevista a implantação de uma lagoa facultativa aerada, a conversão da lagoa existente em lagoa de sedimentação e ainda um sistema de desaguamento de lodo. A tecnologia adotada garante baixo impacto na operação atual, com flexibilidade para absorver oscilações na vazão de entrada.
Cronograma das obras
O projeto iniciou no final de outubro de 2025 e tem conclusão prevista para maio de 2026, e está sendo executada pela Sigma Engenharia. A empresa possui tecnologia voltada ao desenvolvimento e fabricação de equipamentos e sistemas completos para o tratamento de águas, esgotos sanitários e efluentes industriais. No período de maior quantidade de atividades, a empresa contará com 30 trabalhadores atuando na obra da ETE Municipal.



