As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Arauco vende operação florestal no Paraná

Transação tem valor de US$ 1,16 bilhão e engloba 150 mil hectares de ativos florestais

A Arauco anunciou na quarta-feira (20) a assinatura do acordo de venda de 150 mil hectares de seus ativos florestais, englobando 85 mil hectares de reflorestamento, localizados principalmente no Estado do Paraná para a Klabin, que atua na produção e exportação de papéis para embalagens.

Notícia continua após o anúncio

Essa venda de ações e direitos societários não se estende a ativos industriais relacionados a fábricas de painéis no Brasil, nem a ativos florestais localizados principalmente no estado de Mato Grosso do Sul, e que estão relacionados ao projeto industrial para construir uma fábrica de celulose no futuro.

O valor total da transação corresponde a cerca de US$ 1,16 bilhão, que será pago após a conclusão dos procedimentos legais e aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). O acordo é estratégico para a operação da Arauco, tornando-a ainda mais eficiente para investimentos em novos projetos.

De acordo com Carlos Altimiras, Diretor Presidente da Arauco Brasil, a empresa entende que a oportunidade capacita o direcionamento de recursos para áreas de crescimento e desenvolvimento da Companhia. “Esse acordo é uma boa notícia para Arauco. Isso nos permitirá promover o desenvolvimento de investimentos, bem como o negócio de celulose no Brasil.”

A negociação com a Klabin inclui todas as terras e florestas que Arauco possui no Estado do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Até a aprovação da transação pelo CADE, a Arauco continuará a administrar as áreas e dará continuidade às atividades de silvicultura, colheita, transporte, comercialização de madeira e atividades administrativas.

Em relação ao negócio de painéis, não estão previstos impactos significativos. Atualmente, as fábricas de Montenegro, Piên e Ponta Grossa compram quase 90% do consumo atual de madeira do mercado. Segundo Altimiras, nas demais operações também haverá compra de madeira de terceiros.

Últimas Notícias

Olimpíadas de Paris já tem vitória na sustentabilidade

Camas de papelão e edifícios de madeira são algumas das novidades da Vila Olímpica

Cristiano Teixeira, CEO da Klabin, é nomeado CEO do Ano da Fastmarkets LatAm

O prêmio será entregue na 19ª Conferência Anual de Produtos Florestais da América Latina da Fastmarkets

Eldorado amplia monitoramento 24h de florestas e reduz incêndios em 88%

Eldorado reduz incêndios florestais em 88% em 2023 com tecnologia avançada e treinamento.Monitoramento 24h, câmeras AI e capacitação comunitária são os pilares

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades