As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Arena de Inovação: ABTCP convoca startups para impulsionar o futuro do setor de celulose e papel

Durante o Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, que será realizado de 1 a 3 de outubro, startups terão a chance de apresentar suas inovações para os principais players da indústria, conectar-se com demandas reais e participar de rodadas de negócios. Inscrições até 23 de setembro

O Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel – ABTCP 2024 está se aproximando, e este ano traz uma chance única para startups que desejam se destacar e entrar de vez no setor de celulose e papel. Por meio da Rede de Inovação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), a Arena de Inovação é uma iniciativa criada para conectar startups inovadoras que desejam apresentar soluções técnicas relacionadas à sustentabilidade, economia circular e transformação digital.

Notícia continua após o anúncio

Cada vez mais, as companhias buscam startups para avançarem em seus projetos. Conforme o SlingHub, maior plataforma de inteligência de dados sobre o ecossistema de startups latino-americano, os aportes em startups brasileiras em 2024 já superam US$ 1 bilhão, uma demonstração que esse modelo de negócios realmente deu certo e veio para ficar.

Além disso, o setor de celulose e papel é um dos pilares da economia brasileira, representando uma indústria robusta que investe intensamente em inovação. Atualmente, essa indústria está vivenciando um período de grande expansão com aportes previstos em mais de R$ 105 bilhões até 2028, de acordo com dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). “A ABTCP em sua visão de futuro, quer atuar como catalisadora de iniciativas de inovação pré-competitivas e provedoras de soluções técnicas compartilhadas entre as empresas do setor”, afirmou Darcio Berni, diretor-executivo da ABTCP e membro do Comitê de Inovação.

Para Durval Garcia, consultor de inovação e membro do Comitê de Inovação e do Conselho Executivo da ABTCP, o propósito da Arena de Inovação da ABTCP 2024 é apoiar empresas na aceleração de seu desempenho em inovação para um desenvolvimento responsável e crescimento sustentável. “Ao longo dos três dias do ABTCP 2024, a Arena de Inovação terá uma agenda de apresentações das soluções inovadoras e atuará como um espaço propício para uma rodada de negócios eficiente, reunindo em um só lugar demandas e soluções”, afirmou.


Três desafios para startups em 2024

Rayana Reis, membro do Comitê de Inovação e atuante na área de Inteligência Setorial da ABTCP, conta que nesta primeira edição, a Arena de Inovação estará focada em três desafios estratégicos, alinhados ao tema do 56º Congresso Internacional do setor: “A transformação digital dos processos produtivos, promovendo ganhos em circularidade e em ações inovadoras da agenda ESG”.

Confira a descrição resumida dos desafios:

  1. Sustentabilidade e Economia Circular: Este desafio busca soluções inovadoras para o reaproveitamento de resíduos na indústria de papel e celulose. Se sua startup tem uma tecnologia que transforma resíduos em novos produtos ou matérias-primas, ou mesmo soluções para a geração de bioenergia, esta é a sua chance de brilhar.
  2. Inovação em Embalagens: Desenvolva novos materiais para barreiras em papel de embalagem, atendendo às exigências da ANVISA em termos de segurança, compatibilidade e sustentabilidade. Startups que possuam ou possam desenvolver soluções que atendam a essas regulamentações terão uma vantagem competitiva significativa.
  3. Transformação Digital e Cibersegurança: A digitalização dos processos produtivos é uma realidade crescente, e com ela vem o desafio da cibersegurança. Startups que oferecem soluções para proteger dados e sistemas de controle industrial têm um grande mercado a explorar.

Por que participar da Arena de Inovação?

Visibilidade e networking: Ao participar da Arena de Inovação, sua startup terá a oportunidade de apresentar suas inovações diretamente para uma audiência composta pelas maiores empresas e líderes do setor de celulose e papel. Isso significa que, em vez de falar com uma única empresa, você terá a chance de expor suas ideias para diversas organizações, ampliando seu alcance e potencial de negócios.

Conexão com demandas reais do setor: A ABTCP, por meio de suas Comissões Técnicas e o Comitê de Inovação realizou um mapeamento das principais necessidades da indústria. Com isso, as startups terão a oportunidade de oferecer soluções específicas para problemas reais enfrentados pelas empresas. Esta é uma oportunidade para mostrar como sua tecnologia pode ser aplicada de maneira prática e eficiente, ganhando a confiança de potenciais clientes e parceiros.

Rodada de negócios e matchmaking: Durante os três dias do evento, haverá uma agenda dedicada a apresentações e rodadas de negócios. Isso significa que, além de apresentar suas soluções, você poderá fazer conexões estratégicas com decisores de empresas interessadas nas suas tecnologias. A Rede de Inovação atuará como facilitadora, promovendo o matchmaking entre startups e empresas, acelerando o processo de negociação e fechamento de parcerias.

Como Participar?

As inscrições estão abertas até o dia 23 de setembro. Os detalhes de cada desafio e demais informações estão disponíveis no site da ABTCP 2024.

Sobre a Rede de Inovação da ABTCP

A Rede de Inovação da ABTCP é um ponto de conexão entre as necessidades das grandes empresas e as soluções inovadoras das startups. Com mais de 150 empresas associadas à ABTCP, a Rede de Inovação facilita a aproximação entre demanda e oferta, promovendo um ambiente fértil para o desenvolvimento de tecnologias que atendam às necessidades do setor. Além disso, por ser uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), a Rede tem acesso a agências de fomento, potencializando o impacto das startups participantes.

Últimas Notícias

Valmet lança primeira máquina de gravação a laser das Américas

Com alta precisão e flexibilidade, máquina de gravação a laser tem tecnologia híbrida e pode dobrar a produtividade e elevar a qualidade do embossamento.

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Branded Contents

33 anos de ANDRITZ Brasil

Com visão de futuro e foco no crescimento sustentável, a ANDRITZ Brasil segue firme em seu propósito de liderar pela inovação

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades