As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Bracell e governo capacitam 50 voluntários para combate a incêndios florestais na Chapada Diamantina

O curso, realizado por meio do programa Bahia Sem Fogo, será ministrado nos municípios de Andaraí e Piatã

Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a brigada de incêndio da Bracell realizará a capacitação de 50 voluntários interessados em atuar no combate a incêndios florestais na Chapada Diamantina. O curso de formação para brigadistas, oferecido por meio do programa Bahia Sem Fogo, ocorrerá nas cidades de Andaraí, nos dias 26 e 27 de novembro, e Piatã, no período de 28 a 29 do mesmo mês.

Notícia continua após o anúncio

Durante os quatro dias, as equipes da Bracell e do Bahia Sem Fogo apresentarão conteúdo teórico e prático de combate a incêndios florestais. “No primeiro momento, os voluntários terão acesso a aspectos técnicos que irão desde instruções teóricas relacionadas ao ambiente de floresta à maneira como fazer a aproximação nas áreas de incêndio, além de entender a legislação ambiental”, explica Douglas Pithon, gerente sênior de Segurança Patrimonial da Bracell.

Na parte prática, os voluntários serão instruídos sobre como se aproximar do fogo e fazer o primeiro combate, utilizando materiais simples, como enxada, abafador e mochila costal. “Acreditamos que a primeira intervenção nos focos de incêndio é fundamental para que o fogo não se alastre, minimizando os impactos ao meio ambiente”, informa.

Ainda durante a formação, a equipe da Bracell fará abordagens sobre o uso de drones termais como tecnologia inovadora no combate a incêndios florestais. O equipamento permite detectar pontos de calor na vegetação, auxiliando nas estratégias de combate. “A Bracell vem se destacando na adoção de tecnologias para monitoramento e combate a incêndios florestais, resultando em uma significativa redução dos focos e otimização no uso dos recursos”, acrescenta Josemar de Jesus Santos, supervisor da Brigada de Incêndio da Bracell.

De acordo com ele, o compartilhamento de tecnologia com a equipe da Sema/Inema “reflete o compromisso com a proteção ambiental e com a segurança das operações de combate, já que a tecnologia potencializa a eficiência potencializa a eficiência e eficácia das ações, podendo ser usada em todas as fases da atividade, desde a detecção até a mobilização, reconhecimento e posicionamento de equipes no terreno”.

Amigos da Floresta

Pithon destaca que a Bracell tem expertise na formação de moradores para o combate a incêndio florestal por meio do programa “Amigos da Floresta”. Criada em 2016, a iniciativa, realizada nas áreas de influência da empresa, atua na conscientização e capacitação da população no combate às chamas, assim como ajuda na prevenção e controle de desmatamento ilegal e caça e captura de animais silvestres.

“Capacitar as pessoas da comunidade para participar de uma brigada voluntária de incêndio florestal é muito importante, principalmente na área da Chapada Diamantina que sofre, costumeiramente, com incêndios de grande proporção e, muitas vezes, a escassez de profissionais para debelar as chamas”, salienta o gestor da Bracell.

Últimas Notícias

Preço lista em dólar da celulose nas vendas internas sobe 10% em março de 2025

O preço lista em dólar da celulose de fibra curta subiu para US$ 1.100 em março

Lubrizol e Suzano apresentam o inovador Carbopol® Biosense polymer

Feito com celulose microfibrilada (MFC), lançamento da Lubrizol oferece diferenciais à indústria cosmética ao aliar alta performance a sustentabilidade

SWQPE 2025 debate inovação em celulose, papel e energia

Especialistas discutiram avanços em qualidade da madeira, polpação química e biorrefinaria no simpósio realizado na Esalq-USP

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades