A Bracell lançou, em novembro de 2024, uma iniciativa voltada para a educação e capacitação dos colaboradores de seu viveiro em Avaí: o projeto de alfabetização “Plantando Conhecimento”. O programa oferece a oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com aulas presenciais no próprio ambiente de trabalho e apoio completo da empresa.
Ao todo, 33 colaboradores participam do curso, sendo que muitos deles residem nas cidades vizinhas de Avaí, Pirajuí, Iacanga, Cafelândia, Tibiriçá e Guarantã. O curso tem duração de quatro meses, com aulas presenciais duas vezes por semana, e ao final, os participantes poderão realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), obtendo a certificação do ensino fundamental. Além de viabilizar a participação, a Bracell fornece transporte, alimentação, uniforme e um kit completo de estudos, criando um ambiente propício para o aprendizado.
O projeto é realizado em parceria com o Alicerce Educação, organização que já impactou mais de 30 mil estudantes no país ao combinar reforço educacional com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O “Plantando Conhecimento” faz parte da agenda Bracell 2030, dentro do pilar Empoderando Vidas, que busca capacitar pessoas e comunidades por meio de iniciativas educacionais. Além de elevar o potencial profissional dos participantes, o projeto também contribui para a melhoria dos indicadores de engajamento, retenção e produtividade na empresa.
De acordo com Fernanda Kruse, head de Treinamento e Desenvolvimento da companhia, a educação é um pilar essencial para o crescimento dos colaboradores. “Nós acreditamos no poder transformador da educação. Quando fizemos o diagnóstico e percebemos o índice de pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino básico, entendemos que podíamos colaborar. Oferecer o EJA é dar ferramentas para que esses nossos colaboradores possam crescer profissionalmente e irem em busca de suas realizações. É dar apoio a eles para que possam realizar seus sonhos”, comenta.
LEIA TAMBÉM:
Eldorado Brasil impulsiona educação dos colaboradores com o Acelera Florestal
Mais de 600 colaboradores da Irani participaram de atividades voluntárias
40 animais silvestres são reintegrados em reserva da Bracell na Bahia
Fernanda reforça ainda que esse é apenas o primeiro passo para que os colaboradores possam almejar novas conquistas. “Muitas vezes, por variados motivos, a educação acabou tendo que ficar em segundo plano, mas hoje os alunos avançam com o EJA e esse é só o primeiro passo. Com a educação básica concluída, eles podem buscar outras oportunidades como curso técnico, faculdades e outras realizações que a educação pode proporcionar. Eu espero ver todos se graduando, porque esse é só o ponto de partida para um grande sonho”, finaliza.
