As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Cade avaliará recurso da Paper Excellence por retomada de direitos na Eldorado

Relator determina abertura de prazo de cinco dias para manifestações da Eldorado e de outras partes interessadas

O tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) conheceu, na terça-feira (25/11), um recurso apresentado pela Paper Excellence solicitando a revogação da medida preventiva que suspendeu os direitos políticos da companhia na Eldorado Brasil Celulose. No despacho, o relator determina que a Eldorado – autora do pedido de medida preventiva – apresente suas manifestações ao recurso em um prazo de cinco dias corridos. A decisão também prevê a possibilidade de solicitar informações ao superintendente-geral do Cade, Alexandre Bareto, ou a qualquer outro órgão competente.

Notícia continua após o anúncio

No documento encaminhado ao Cade, a Paper argumenta que a suspensão total dos direitos políticos enquanto acionista titular de 49,41% do capital social da Eldorado possibilita que a J&F adote medidas que podem impactar de forma negativa e em caráter irreversível a esfera de direitos e obrigações da Eldorado e, consequentemente, da própria Paper Excellence.

Já a Eldorado alega que a Paper seria sua concorrente e estaria agindo para “criar dificuldades para a captação de recursos de terceiros e para a realização de investimentos pela Eldorado”.

Para a Paper Excellence, a tese é irracional, não tem relação com matérias de competência do Cade e reflete mais uma frente da campanha da J&F para tentar inviabilizar a transferência do controle societário da Eldorado, já autorizada pela arbitragem e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

A Paper ressalta, ainda, que Eldorado não é um empreendimento concorrente, e causar-lhe prejuízos não geraria nenhum ganho à companhia. Pelo contrário, é irracional presumir que um acionista propositadamente busca prejudicar um investimento pelo qual já depositou cerca de R$ 15 bilhões, enquanto batalha incessantemente para exercer o seu direito de adquirir 100% da Eldorado.

Por qualquer cenário que se analise, fica evidente que a relação entre a Paper e a Eldorado não é de concorrência. No Brasil, o único investimento realizado pela Paper foi na Eldorado. E no mercado global, a Paper não atua no mesmo segmento que a Eldorado, que é o de celulose de fibra curta. A Paper utiliza 100% de sua reduzida produção de fibra curta para fabricação de papéis higiênicos. Ou seja, não comercializa o insumo.

Vale ressaltar que a mesma discussão provocada pela J&F, via Eldorado, no Cade já foi avaliada e rejeitada em arbitragem e pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM), que concluiu não haver qualquer abuso de direito por parte da Paper, cujas deliberações na Eldorado sempre foram tecnicamente embasadas, e no melhor interesse da empresa.

A Paper reitera o compromisso de investir R$ 20 bilhões para dobrar a capacidade produtiva da fábrica da Eldorado, em Três Lagoas (MS), assim que assumir o controle da empresa gerando impostos e empregos para o Brasil.

Últimas Notícias

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Ibema economiza 6 mil litros de água por hora com monitoramento e reparos

Por meio do Sistema de Excelência Ibema, companhia estabeleceu um grupo de trabalho para reduzir o consumo de água por meio de boas práticas e conscientização

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades