Nos dias 6 e 7 de agosto, a Suzano Unidade Mucuri-BA sediou a Mesa Redonda de Operadores de Turbogeradores, promovida pelo Subcomitê Técnico (SubCT) de Turbogeração da ABTCP. O encontro foi moderado e organizado por Ítalo Paulino Neves Mendonça, coordenador da SubCT, e contou com a participação de 123 profissionais entre produtores, fornecedores, seguradoras e especialistas do setor.
O objetivo foi promover o intercâmbio de informações e boas práticas relacionadas a turbogeradores, discutindo desde qualidade da água e segurança operacional até capacitação de operadores e inovações tecnológicas. “Após a criação do SubCT, conseguimos realizar o primeiro evento sobre o tema na ABTCP. A mesa redonda foi um marco histórico, visto que esta parte do processo ainda não tinha um evento dedicado ao tema. Por isso, a realização do mesmo já mostrou o quanto a ABTCP é abrangente e suporta o setor em todos os seus processos”, destacou Ítalo Mendonça.
A programação técnica foi extensa, com apresentações de especialistas da Suzano, Siemens Energy, Solenis, Global Risk Consultants, Ibase e Nalco. Os debates abordaram temas como cuidados com sistemas de geração de vapor, riscos de incêndio em turbinas a vapor, controle avançado em sistemas de cogeração, precificação de energia, além de metodologias práticas discutidas em grupos de trabalho.
O coordenador destacou ainda que um dos temas mais discutidos foi potência reversa em turbogeradores, apresentado por Alessandro Moscardini, da Suzano, além de cases de sucesso, muitos deles com oportunidades de abrangência para todo setor. “Contamos com a participação de empresas do setor, fornecedores e fabricantes, o que contribuiu, pois todos estavam com o mesmo propósito, que é trazer cada vez mais robustez e eliminar ocorrências com turbogeradores”, pontuou Mendonça.
O encontro também fortaleceu o networking entre profissionais do segmento, consolidando a SubCT de Turbogeração como um fórum estratégico para a indústria de celulose. “O evento superou as expectativas, atingindo todos os nossos objetivos e foi um momento de interação onde vemos velhos amigos e fazemos novos amigos. Estamos muito felizes com a realização, o que nos impulsiona a olhar para o próximo ano já pensando como será o próximo evento”, concluiu o coordenador.



