As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Inovação em circularidade e transição para biofábricas: Veolia aborda os temas no WCEF 2025

Veolia destaca avanços na circularidade da água, inovação em resíduos com o ExplorerLab e novos modelos de negócio para a transformação ecológica.

Para reforçar seu compromisso com a economia circular e a regeneração de materiais, a Veolia marca presença no World Circular Economy Forum (WCEF) 2025, importante evento internacional, que acontece pela primeira vez na América Latina, de 13 a 16 de maio, em São Paulo (SP). 

Notícia continua após o anúncio
A empresa terá momentos de destaque no fórum principal: com uma apresentação em plenária, trazendo o case de sucesso das “Biofactorias” (biofábricas) implementadas na gestão de água municipal no Chile; apresentação de seu programa inovador ExplorerLab by Veolia, em espaço expositivo; além de evento exclusivo com clientes para tratar de novos modelos de circularidade que trazem competitividade na indústria.

O case de gestão da água municipal de Santiago de Chile, como exemplo de sustentabilidade e circularidade para combater a escassez hídrica será foco, especialmente com a implementação das “Biofactorias”, um inovador modelo de estações de tratamento de efluentes que utiliza diversas tecnologias e processos para valorizar as águas residuais, efluentes e lodos para produzir diversos materiais como energia e fertilizantes, que trazem ganhos para as cidades e outros setores produtivos, como a agricultura.

“A experiência da Veolia no Chile, com a transformação de estações de tratamento sob o conceito de economia circular, demonstra o potencial da inovação para converter desafios ambientais em oportunidades de geração de valor. Acreditamos que a economia circular é fundamental para construirmos um desenvolvimento sustentável e resiliente”, afirma Lina Del Castillo, Diretora Executiva de Sustentabilidade, Marketing e Comunicação da Veolia Brasil.

No painel, dentro da plenária principal do dia 13 de maio, a Veolia compartilhará sua experiência com a gestão hídrica de Santiago do Chile e os impactos positivos das biofactorias. Este modelo, implementado pela Aguas Andinas que é uma empresa parte do Grupo Veolia, consegue ser auto suficiente e circular, produzindo energia elétrica, biometano e biofertilizantes.

Por exemplo, a Biofactoria Mapocho-Trebal trata mais de 277 Milhões de m3 de efluentes e gera mais de 52.990 MWh de eletricidade anual por meio de cogeração, sendo uma das duas grandes plantas de tratamento de águas servidas localizadas na Região Metropolitana de Santiago.

Além disso, no total, foram gerados 160.340 MMBTU de biometano injetados na rede de gás natural; produzidas 137.649 toneladas de biosólidos destinados à recuperação de solos agrícolas e um total de 595,8 milhões de metros cúbicos de água limpa foram reintegrados ao meio ambiente. Já desde 2017, a autogeração de eletricidade na Mapocho-Trebal superou 80% da demanda elétrica da planta.

Explorer Lab: desenvolvimento de soluções em valorização de resíduos

Paralelamente, no espaço de expositores, a Veolia apresentará o ExplorerLab by Veolia, seu Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, focado no desenvolvimento de soluções em valorização e reciclagem de resíduos complexos pós-industriais, para impulsionar a economia circular.

Por meio deste laboratório de inovação, a Veolia desenvolve um programa personalizado para os seus clientes industriais que permite realizar a validação e prototipagem de soluções de economia circular para os resíduos que ainda não tem solução no mercado. Mediante estudos físico-químicos dos resíduos, inteligência de mercado e desenvolvimento de roadmap tecnológico, são realizadas todas as análises de viabilidade técnica, econômica e comercial que possam garantir que a solução de valorização possa ser implementada e seja competitiva, fechando o ciclo circular.

Assim, o programa busca transformar resíduos industriais em novos produtos e matérias-primas, definindo indicadores de impactos no meio ambiente e promovendo benefícios econômicos e ambientais. “No WCEF 2025, teremos a oportunidade de apresentar o ExplorerLab by Veolia, que impulsiona a busca por soluções inovadoras para a valorização de resíduos industriais, essencial para a regeneração de recursos, assim como para o atingimento das metas de Aterro Zero nas industriais e para a transição para uma economia genuinamente circular”, conta a executiva.

Novos modelos de negócio que viabilizem a Economia Circular na indústria

No dia 15 de maio, dentro da programação do evento, a Companhia realiza ainda uma sessão de aceleração junto a clientes para tratar de novos modelos de negócio em circularidade na indústria, com foco no tripé: confiabilidade, sustentabilidade e competitividade. Alguns dos temas serão as sinergias entre a gestão de materiais como água, resíduos e energia na indústria, com soluções de valorização, incluindo uma de grande relevância para a descarbonização: a valorização energética e os biocombustíveis.

“Em um cenário global de crescentes desafios impostos pelas mudanças climáticas, a flexibilidade energética emerge como um pilar fundamental para a adaptação das indústrias. Estamos comprometidos em desenvolver e implementar sistemas integrados de valorização energética que otimizem o uso de recursos, garantindo a performance da indústria e, como consequência, o progresso sustentável”, comenta José Renato Bruzadin, Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios Industriais e Energia da Veolia no Brasil.

A presença da Veolia no WCEF 2025 reforça o compromisso da empresa com a transformação ecológica, um propósito que guia suas ações em 57 países. A Companhia implementa soluções operacionais e novos modelos de negócios para promover o desenvolvimento da economia circular, visando melhorar o acesso aos recursos, preservá-los e renová-los.

O World Circular Economy Forum (WCEF) é um evento global que reúne líderes, especialistas e inovadores para discutir e promover a transição para uma economia circular. Mais informações podem ser encontradas em Link.

Últimas Notícias

Tarifaço: os possíveis impactos da decisão de Donald Trump para o setor de celulose no Brasil

Especialistas explicam os efeitos que a tarifa de 50% imposta por Trump sobre produtos brasileiros pode gerar para o comércio exterior do Brasil

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades