A EUROSAC e a CEPI Eurokraft juntaram-se recentemente à aliança Paper Sacks Go Circular Spain. A aliança une cerca de 50 empresas europeias de toda a cadeia de valor. Elas compartilham o interesse comum de promover uma gestão eficiente de resíduos industriais e alcançar uma economia circular na reciclagem de sacos de papel e outros resíduos da construção. Entre outras ações, estabeleceram um processo eficaz para a coleta e reciclagem de sacos de papel.
Na Espanha, cerca de 29.000 toneladas de sacos de papel para materiais de construção como cimento, argamassa e gesso são colocadas no mercado anualmente. Esses sacos usados são uma matéria-prima valiosa para a reciclagem, mas atualmente, em sua maioria, não são reciclados. Além disso, representam apenas uma pequena proporção dos resíduos gerados em canteiros de obras. Outros resíduos da construção, como materiais de isolamento, placas de gesso e outros tipos de embalagens, produzidos em proporções muito maiores, também acabam em aterros sanitários.
Organização de um sistema de separação no canteiro de obras
“Os sacos de papel usados representaram cerca de 1% de todos os resíduos gerados durante o curso de um ano,” explica Marc Vaquer, gerente de obra da Calaf Constructora. A empresa de construção com sede em Barcelona é uma das pioneiras que aderiram à aliança e instalaram um processo de separação de resíduos em seu canteiro de obras para um hospital privado do Grupo Vithas em Barcelona. Os trabalhadores separam e coletam todos os resíduos em sacos grandes.
“Estabelecer esse sistema para separar os resíduos envolveu muita explicação e educação para nossos trabalhadores no início, mas vale a pena o esforço,” afirma Vaquer. “Não traz apenas benefícios para o meio ambiente, mas também para nossa empresa: reduzimos nosso impacto ambiental, cumprimos as metas de construção verde dos nossos investidores, melhoramos nossa imagem e reduzimos custos. Em vez de pagar pela disposição dos resíduos mistos, graças à separação, agora valorizamos nossos resíduos vendendo-os para empresas de gestão de resíduos.” Com os novos esquemas de Responsabilidade Estendida do Produtor (EPR) na Espanha, novas possibilidades surgirão com o objetivo de incentivar ainda mais a reciclagem.
Consolidação e preparação de resíduos
Os resíduos separados são coletados por uma empresa de gestão de resíduos de construção e demolição e transportados para uma empresa de tratamento de resíduos. Na planta de tratamento, os sacos de papel são processados e preparados de acordo com as especificações das empresas de reciclagem. Isso pode incluir a limpeza em um processo mecânico com trituração e peneiramento dos resíduos dos sacos usados. O papel limpo e triturado é então prensado em fardos e armazenado até ser transportado para os recicladores.
“Receber os sacos de papel usados já separados de outros resíduos da construção torna muito mais fácil prepará-los para a reciclagem,” explica Tatiana Vilella, CEO da Ramon Vilella. A empresa se especializa na gestão responsável de diferentes materiais de resíduos industriais.
Reciclagem e produção de papel na fábrica
Quando a matéria-prima chega à planta de reciclagem, ela entra no pulper, onde o papel é separado de qualquer polietileno ou resíduos dos sacos de papel usados. O polietileno entra nas seções de lavagem e extrusão e é processado em um material granular, que é vendido no mercado. A polpa é encaminhada para a fábrica de papel, onde é transformada em papel reciclado. Antes que o papel reciclado seja vendido aos conversores, sua qualidade é rigorosamente testada no laboratório da fábrica.
“O papel kraft para sacos é uma matéria-prima muito valiosa para nós,” explica Matias Cowper Coles, gerente de vendas da recicladora e produtora de papel Alier. “Fazer parte da aliança não apenas garante que continuaremos a receber matéria-prima de alta qualidade para nossa produção. Também traz benefícios para toda a indústria, que lucra com forças combinadas e logística compartilhada, e para a comunidade e o meio ambiente, já que menos material acaba em aterros sanitários.”
Tornando-se circular em toda a Europa
Atualmente, 170 canteiros de obras na Espanha já participam da aliança Paper Sacks Go Circular Spain. A aliança busca sinergias com outros fluxos de resíduos da construção para aumentar os volumes e atingir economias de escala. A Calaf, Ramon Vilella e Alier são bons exemplos de como a aliança já contribui para melhorar as taxas de reciclagem e o processo de recuperação de sacos de papel usados e outros materiais de resíduos da construção. Reunir todos os parceiros da cadeia de valor em uma aliança foi fundamental para criar soluções para os desafios que surgem.
“Estou confiante de que podemos alcançar uma economia circular bem-sucedida com a aliança Paper Sacks Go Circular Spain,” diz Catherine Plitzko-Kerninon, delegada geral da EUROSAC. “Recuperar e valorizar resíduos que antes eram perdidos em aterros sanitários traz benefícios para todas as partes envolvidas, para a sociedade e para o clima.”
A Paper Sacks Go Circular Spain acumulou uma grande experiência, conhecimentos e boas práticas para reciclar sacos de papel de forma eficiente e econômica. Está determinada a fornecer orientação para iniciativas emergentes de reciclagem de sacos de papel em outros setores e em outros países europeus. Todas as empresas do setor, bem como associações e entidades interessadas em aderir à aliança, são calorosamente convidadas.
Participe do nosso webinar sobre a Paper Sacks Go Circular Spain
No dia 13 de dezembro de 2024, das 11:00 às 12:00 CET, a EUROSAC e a CEPI Eurokraft realizarão um webinar sobre a Paper Sacks Go Circular Spain. Todos os interessados estão convidados a discutir o quadro legislativo para a reciclagem e ouvir sobre os progressos, desafios e aprendizados da aliança na Espanha, bem como outros exemplos de reciclagem de sacos de papel na Europa, como o sistema Repasack, estabelecido há muito tempo na Alemanha.
Mais informações e inscrições: https://www.eurosac.org/about-us/events/webinars-2024/
Sobre a Paper Sacks Go Circular Spain
A Paper Sacks Go Circular Spain é uma aliança de mais de 50 empresas europeias. Surgiu do interesse comum em alcançar a circularidade total na reciclagem de sacos de papel e outros materiais utilizados na construção, promovendo uma gestão eficiente de resíduos industriais. A aliança trabalha para implementar maior transparência, rastreabilidade e eficiência ao longo da cadeia de valor. Busca sinergias com outros fluxos de resíduos da construção para aumentar os volumes e atingir economias de escala. A EUROSAC e a CEPI Eurokraft apoiam e financiam principalmente a aliança.
Leia também:
- Madeira brasileira sob risco: a perigosa dependência dos EUA
- Câmara aprova projeto que altera regras de licenciamento ambiental
- Tarifaço: os possíveis impactos da decisão de Donald Trump para o setor de celulose no Brasil
- Governo assina decreto que regulamenta a cabotagem no Brasil
- Tetra Pak usa IA em campanha para reforçar tecnologia “não- artificial”