As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

CMPC prospecta mais de 5 mil hectares para o plantio de eucalipto

A CMPC prospectou 5.114 hectares para o plantio de eucaliptos durante a Feovelha 2024, evento realizado nos dias 25 e 28 de janeiro, no Parque Charrua, na cidade de Pinheiro Machado, região Sul do RS. A empresa contou com estande próprio, apresentando ao público e a produtores rurais o RS+Renda, um programa de fomento florestal que oferece suporte para o plantio de eucalipto e estimula a silvicultura produtiva, prática que fortalece a economia gaúcha.

Notícia continua após o anúncio

“Estamos proporcionando condições ainda mais competitivas e atraentes aos nossos parceiros, que confiam na CMPC como sua aliada para este projeto. O RS+Renda está muito mais rentável, com melhores condições para o produtor, que pode optar por receber pagamentos anuais até o momento da colheita. Por meio dessas parcerias, queremos promover a geração de renda e valor agregado em nossa área de atuação”, afirma José Luiz Bazzo, diretor Florestal da CMPC.

O produtor rural que adere ao RS+Renda passa a integrar a cadeia produtiva da CMPC e contribuir para o desenvolvimento de produtos sustentáveis em solo gaúcho. O programa é uma plataforma que atende pequenos, médios e grandes produtores rurais e incentiva a diversificação de culturas, o que reduz os riscos e amplia a rentabilidade para o produtor rural.

“O eucalipto é um complemento de renda para o produtor e não compete com a agricultura e pecuária, que é uma das vocações do Rio Grande do Sul. É muito comum uma propriedade ter uma área de menor produtividade, que não se adapta com outras culturas. O que oferecemos é o uso dessas áreas para silvicultura, pois hoje temos os melhores clones de eucalipto, que se adaptam a diferentes climas e terrenos. E isso torna o ciclo de longo prazo mais seguro, com garantia de renda, pois a compra já está assegurada, além de permitir que o produtor escolha o indexador com o qual se sinta mais confortável para fixar o preço da colheita”, completa.

O RS+Renda conta com dois modelos de participação: fomento e parceria. Em ambos, o produtor rural estabelece uma parceria duradoura de longo prazo com a companhia, o que possibilidade uma fonte de renda extra com o cultivo de eucalipto.

Outra vantagem do programa é a possibilidade de o produtor rural optar por receber rendimentos anuais através da compra antecipada da madeira. Além disso, o participante que aderir pode escolher entre quatro indexadores para compor a sua remuneração: saco de soja, preço do boi, valor futuro da madeira, IPCA ou um mix desses indicadores.

Os produtores rurais que aderem ao programa terão a garantia da CMPC sobre o recurso para implantação da floresta, apoio no combate a eventuais a incêndios e mudas de eucalipto de alta produção, além de suporte técnico para formação da floresta.

Para mais informações sobre o RS+Renda, acesse o site do programa.

Leia mais sobre a CMPC

Fonte: CMPC

Últimas Notícias

72% dos investimentos em infraestrutura em 2025 serão da iniciativa privada, aponta CNI

Capital privado responde por mais de 70% dos aportes desde 2019. Indústria recomenda medidas para modernizar infraestrutura do país, cujo investimento foi de 2,27% do PIB em 2024

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Universidade Setorial ABTCP lança nova trilha de aprendizagem em parceria com a Spraying Systems Brasil

Representantes da Universidade Setorial visitaram a sede da Spraying Systems em São Bernardo para estreitar laços e alinhar as oportunidades em capacitação técnica

Branded Contents

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Valmet fornecerá fábrica de celulose completa com soluções de automação e válvulas para Arauco no Brasil

O escopo de entrega da Valmet para a Arauco abrange engenharia, suprimentos, construção civil, comissionamento até o start-up.

BHS: um novo patamar de inovação

A tecnologia BHS implementada no Projeto Figueira representa um marco importante na indústria de papelão ondulado brasileira

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades