As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Crescimento nas exportações de frutas deve impulsionar consumo de papelão ondulado em 2024

Desempenho das Exportações de Frutas na América do Sul diante do El Niño

Os primeiros dados de produção da safra 2023-2024 de frutas da América do Sul estão sendo divulgados pelos institutos de estatísticas locais, e os danos às culturas causados pelo El Niño parecem ser menos graves do que pensávamos. Como consequência, compradores de papel para embalagem têm ido ao mercado para garantir os volumes necessários para exportar sua produção. Muitos adotaram estratégias para evitar o acúmulo indesejado de estoques e exposição a riscos desnecessários diante de quedas de preços previstas para os diferentes tipos de papel para embalagem, como relatado pela Fastmarkets recentemente em nosso Latin American Paper Products Monitor.

Notícia continua após o anúncio

O impacto menos drástico do El Niño na produção de frutas na América do Sul reflete os fortes investimentos que produtores fizeram nos últimos anos para melhorar sua produção e áreas plantadas, apoiados por preços atrativos e que devem continuar subindo no longo prazo. Portanto, mesmo com condições climáticas menos favoráveis na temporada 2023-2024, a produção não caiu tanto quanto muitos participantes do mercado temiam. De fato, as exportações continuaram suportando a demanda nos últimos meses de 2023, conforme detalhado em uma matéria exclusiva de Marina Faleiros, editora-chefe da América Latina e country manager da Fastmarkets no Brasil.

A colheita de mirtilo no Chile e no Peru ocorre entre setembro e dezembro, enquanto a colheita de cereja acontece entre novembro e dezembro. Apesar da queda na produção dessas frutas devido às condições climáticas adversas, as exportações não caíram tanto, por causa da manutenção de níveis atrativos dos preços no mercado internacional.

Veja coluna completa no PDF

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades