As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Cultura de inovação: sua empresa é protagonista ou apenas espectadora?

Desafios da inovação empresarial no Brasil: reflexões e perspectivas


Inicio o artigo deste mês com algumas questões para reflexão: Sua empresa se orgulha de ser inovadora? Mas quando foi a última vez que realmente revolucionou seus processos ou produtos? Até que ponto sua empresa se dedica a essa cultura e a implementa de forma consistente? Quais são seus planos para implementar inovações significativas nos próximos meses? Que tipo de suporte sua empresa oferece para que seus colaboradores sejam agentes de mudança?

Notícia continua após o anúncio

As respostas a tais perguntas são únicas para cada empresa. Contudo, é fato que o Brasil está acima da média global no que diz respeito ao reconhecimento sobre a importância da inovação, de acordo com o Innovation Index 2023, pesquisa realizada com 6.600 líderes em 45 países. No Brasil, 97% das empresas reconhecem sua relevância, enquanto a média global é de 86%. No entanto, 46% dos líderes brasileiros admitem que as soluções hoje utilizadas não são suficientemente avançadas, e há o receio de ficar para trás da concorrência. Parte das companhias brasileiras (cerca de 42%) se enquadra na “categoria de avaliadores da inovação”, ou seja, aquelas que já demonstram preocupação com o tema e estão ainda em fase inicial para acelerar a inovação.

Esses dados demonstram a crescente importância da inovação no cenário empresarial brasileiro e a necessidade de se investir em soluções mais avançadas para manter a competitividade. Porém, destaco três fatores limitantes que levam as empresas brasileiras a investirem pouco em inovação.

Veja a coluna no PDF:

Últimas Notícias

Suzano inicia operação da maior linha de produção de celulose do mundo

Projeto Cerrado demandou investimento de R$ 22,2 bilhões e aumentará em 20% a capacidade de produção da companhia

Cristiano Teixeira, CEO da Klabin, é nomeado CEO do Ano da Fastmarkets LatAm

O prêmio será entregue na 19ª Conferência Anual de Produtos Florestais da América Latina da Fastmarkets

Eldorado amplia monitoramento 24h de florestas e reduz incêndios em 88%

Eldorado reduz incêndios florestais em 88% em 2023 com tecnologia avançada e treinamento.Monitoramento 24h, câmeras AI e capacitação comunitária são os pilares

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades