As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Descarbonização: Veolia e Braskem fecham parceria para atuar em polo industrial

Desde 2021 as duas empresas são parceiras em projetos que alcançam a redução de 150 mil toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) anuais. O acordo prevê o desenvolvimento de soluções a serem implementadas no Rio Grande do Sul, com um potencial de redução de 500 mil toneladas de CO2e anuais adicionais.

A Veolia e a Braskem anunciaram mais um acordo para trabalhar juntas na pesquisa e implementação de soluções de alto impacto para a descarbonização no polo industrial de Triunfo (RS). O anúncio foi feito nesta quarta (27), no Fórum Econômico: Parcerias franco-brasileiras para uma economia verde e sustentável, durante a visita do presidente francês Emmanuel Macron, em São Paulo.

Notícia continua após o anúncio

Reforçando o objetivo comum de combater as mudanças climáticas ao atingir as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa na produção industrial, e em alinhamento com o Acordo de Paris, as duas empresas irão pesquisar e desenvolver novas iniciativas de impacto adaptadas a necessidade da operação da Braskem no Rio Grande do Sul. Assim, a parceria pretende buscar a viabilização da substituição dos combustíveis fósseis, atualmente utilizados na produção de vapor, por soluções energéticas renováveis, com potencial de redução de 500 mil toneladas de CO2e por ano.

“Para a Veolia, dentro das suas atividades voltadas à gestão de fontes renováveis e eficiência energética, apoiar indústrias e cidades faz parte de um projeto de tornar o planeta mais sustentável, contribuindo com soluções tangíveis e operacionalmente viáveis com os objetivos de descarbonização. Diante disso, essa parceria evidencia o trabalho conjunto de duas empresas em prol do meio ambiente e da aceleração da transformação ecológica”, afirma Pedro Prádanos, CEO da Veolia Brasil.

Os projetos a serem implementados devem envolver soluções confiáveis e de alto impacto na matriz energética industrial das operações da Braskem, promovendo a sustentabilidade na operação, sob o conceito de ecoeficiência. “Iremos buscar o avanço na transição energética com o desenvolvimento de soluções renováveis, competitivas e confiáveis para a descarbonização da matriz energética da Braskem no polo industrial de Triunfo (RS), por meio da produção de vapor industrial a partir de combustíveis renováveis. A parceria e expertise da Veolia serão essenciais para acelerar esse processo, permitindo uma possível implementação destas soluções. A Braskem tem metas claras rumo ao crescimento sustentável e esse será um ponto importante na nossa jornada”, afirma Gustavo Souza Checcucci, diretor de energia e descarbonização industrial da Braskem.

O acordo, que beneficiará os objetivos de descarbonização, foi assinado em um evento que trouxe reflexões e iniciativas significativas para uma economia de baixo carbono no país, reafirmando esse ponto como uma das prioridades na parceria entre governos e indústrias do Brasil e da França.

As iniciativas já implementadas e as que estão em andamento, pela parceria entre Veolia e Braskem, vão impedir a emissão de 150 mil toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) anuais, estando em linha com a estratégia de desenvolvimento sustentável das companhias.

Fonte: Veolia

Últimas Notícias

Suzano lança pedra fundamental da fábrica de papel em Aracruz

A Suzano está investindo R$ 650 milhões no empreendimento que, além da produção de papel, também fará a sua conversão em papéis higiênicos na unidade

Bolder reúne indústria para promover inovação em Combustíveis Sustentáveis de Aviação

O programa para Combustíveis Sustentáveis de Aviação da Bolder reúne empresas como a Suzano, a Galp, e a Vibra, maior distribuidora de combustíveis do Brasil

International Paper anuncia aquisição da DS Smith

O acordo de aquisição da International Paper e DS Smith será de participação de 66,3% e 33,7%, respectivamente. A transação foi de US$ 9,9 bilhões.

Branded Contents

Garanta a precisão e qualidade na rastreabilidade do setor de celulose, papel e tissue

Como o setor realiza a rastreabilidade de seus produtos? Quais as soluções existentes? A Betim Coding é especializada na codificação da produção desse segmento

Contech anuncia início de atividades no México

Com negócios fechados no México, a Contech, chega ao seu décimo terceiro país em atividades, levando patentes, inovações e soluções químico-mecânicas para o segmento de celulose e papel

Solenis homenageia Suzano pelos 100 anos

Suzano, Parabéns pelos 100 anos! Uma história repleta de grandes desafios e muito sucesso. Pioneirismo, inovação, tecnologia de ponta, atributos que facilmente conferiríamos a nós...

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades