As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Eldorado Brasil Adota Controle Biológico Em Florestas

Eldorado Brasil adota controle biológico em florestas
Técnica sustentável evita queda de produtividade no eucalipto ao mesmo tempo em que reestabelece equilíbrio ambiental
A Eldorado Brasil (www.eldoradobrasil.com.br) agora adota o controle biológico de insetos-praga em suas florestas de eucalipto no Mato Grosso do Sul, uma área que deve chegar a 250 mil hectares até o fim deste ano. A estratégia de usar inimigos naturais para combater infestações está em linha com a gestão sustentável de negócios, defendida pela companhia.
Essas técnicas de controle oferecem uma série de vantagens, pois reduzem a população de insetos-pragas ao mesmo tempo em que ajudam a reestabelecer o equilíbrio ambiental. Além disso, diminuem a necessidade de aplicações de defensivos agrícolas que podem ser potencialmente tóxicos ao homem e à natureza.
“Em um ambiente equilibrado a ocorrência de surtos de insetos-praga é menos provável. Sendo assim não há necessidade de gastos com operações de controle e muito menos perda de produtividade causada por danos provocados pelo insetos-praga”, afirma Sharlles Dias, coordenador de Nutrição e Manejo da Eldorado.
Os controladores biológicos podem ser de três tipos. Os parasitoides, que parasitam outros insetos, impedindo seu desenvolvimento, como vespas que atacam lagartas desfolhadoras. Os predadores que buscam e se alimentam de outros insetos, como percevejos que se alimentam de lagartas. E, finalmente, patógenos, organismos que se multiplicam no organismo do seu hospedeiro, podendo causar infecções e outras complicações, com a o inseticida biológico a partir da bactéria Bt.
Os agentes de controle foram fornecidos à Eldorado pelo Ipef (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais), por meio do Protef (Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal). Mas já está em implantação na empresa um laboratório de criação de inimigos naturais.
Fonte: Eldorado

Últimas Notícias

Olimpíadas de Paris já tem vitória na sustentabilidade

Camas de papelão e edifícios de madeira são algumas das novidades da Vila Olímpica

Cristiano Teixeira, CEO da Klabin, é nomeado CEO do Ano da Fastmarkets LatAm

O prêmio será entregue na 19ª Conferência Anual de Produtos Florestais da América Latina da Fastmarkets

Eldorado amplia monitoramento 24h de florestas e reduz incêndios em 88%

Eldorado reduz incêndios florestais em 88% em 2023 com tecnologia avançada e treinamento.Monitoramento 24h, câmeras AI e capacitação comunitária são os pilares

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades