Um bom desenvolvimento durante a infância e adolescência é essencial para a formação de qualquer pessoa e é um direito de todo ser humano. Partindo desse princípio, a Eldorado Brasil Celulose (www.eldoradobrasil.com.br) construiu a Casa de Acolhimento Menino Jesus em Selvíria (MS), reduto de acolhimento para crianças e adolescentes que necessitam de um lar temporário.
A ideia teve origem a partir de encontros que a Eldorado teve com a comunidade entre 2012 e o início de 2013 para identificar as principais necessidades dos municípios de Selvíria, Três Lagoas, Inocência, Água Clara e Aparecida do Taboado. Entre as prioridades de Selvíria, a construção do abrigo para crianças e jovens foi destacada como importante para o desenvolvimento socioeconômico da região a partir da educação, saúde e infraestrutura. “O projeto surgiu a partir de conversas com a comunidade que demonstraram haver uma carência nesse segmento. Identificamos a oportunidade de a Eldorado contribuir com o desenvolvimento econômico e social de Selvíria” explica Luciana Bortoluci, gerente de Sustentabilidade da Eldorado.
Mantido pela prefeitura da cidade, a partir de hoje (27), o espaço abrigará crianças e adolescentes, entre zero e 17 anos de idade, em situação de risco social – vítimas de abusos ou maus tratos – acolhidos pelo Conselho Tutelar. “Agradeço a Eldorado pelo apoio nas áreas de Saúde, Social e Educação. Este prédio que inauguramos hoje dará mais qualidade de vida e dignidade às nossas crianças. O trabalho será permanente. Há muitas lutas diárias, mas tenho certeza que continuaremos vencendo”, afirma o vice-prefeito Gilson Alves de Souza.
Para secretária Municipal de Assistência Social de Selvíria, Maria Glória Gomes da Cruz Rocha, a inauguração é uma conquista, pincipalmente porque houve a possibilidade de ampliar os atendimentos. “A capacidade inicial do projeto previa o abrigo de seis crianças ou adolescentes, mas com o investimento da Eldorado pudemos ampliar o espaço e a capacidade de acolhimento para 15 pessoas. E isso é muito bom, pois mais que dobramos as vagas. Sem o apoio da Eldorado certamente não teríamos condições de ampliar os atendimentos”, diz Maria Glória.
Com um investimento da Eldorado de cerca de R$ 900 mil, o espaço que possui aproximadamente 300 m², conta com quatro dormitórios, três banheiros (um feminino, um masculino e um adaptado para portadores de necessidades especiais), sala de estudos, sala principal para estar, jantar de espera, varanda, lavanderia, sala para administração, banheiros de serviço e um depósito. “Além de proporcionar uma nova chance para esses jovens, a Eldorado Brasil busca atender as necessidades da cidade e contribuir com o desenvolvimento econômico e social de Selvíria.” conclui Simone Filipus, analista de Sustentabilidade da Eldorado.
Da Redação
Eldorado Constrói Abrigo Infanto-Juvenil Em Selvíria
