As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

71% das empresas adotam práticas ESG, aponta Amcham

A pesquisa mostra que 77% das empresas consideram crucial o apoio governamental para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis

Levantamento realizado pela Amcham Brasil indica que 71% das empresas participantes estão no estágio inicial (45%) ou avançado (26%) de implementação de práticas ESG. A pesquisa, que contou com 687 respondentes, indica um crescimento de 24 pontos percentuais na curva de adoção de práticas de ambientais, sociais e de governança (ESG) em relação ao levantamento ocorrido em 2023.

Notícia continua após o anúncio

Também muito equilibrada é a importância que as companhias atribuem para cada um dos pilares ESG, com a dimensão social levemente à frente (72%) de governança (68%) e da esfera ambiental (66%).

Pelo lado dos desafios para se alcançar avanços consistentes na agenda ESG, as empresas destacam a dificuldade em medir resultados (40%), a ausência de uma cultura corporativa forte de sustentabilidade (32%) e a falta de recursos financeiros e de uma metodologia eficiente de implementação (30%).

Uma mensagem valiosa corroborada pela pesquisa é a de que a responsabilidade por liderar a agenda ESG deve estar nas mãos dos CEOs (77%), com o apoio do governo (67%).

Ou seja, o engajamento direto do topo das empresas é essencial para que essa agenda seja tratada como estratégica e deve vir acompanhada de políticas públicas de qualidade com vistas a assegurar resultados estruturantes para o meio ambiente e para a sociedade.

A pesquisa mostra que 77% das empresas consideram crucial o apoio governamental para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e 66% destacam a importância de incentivos à transição para energias renováveis, como eólica, solar e hidrogênio limpo.

Adicionalmente, as companhias enfatizam a necessidade de políticas públicas para acesso a financiamento sustentável, para incentivar a economia circular, a preservação florestal e a regulação do mercado de carbono.

Na avaliação dos respondentes, o governo de priorizar políticas de incentivos para pesquisa e desenvolvimento sustentável (77%) e políticas para energias limpas, como eólica, solar e hidrogênio limpo (66%).

Também tiveram respostas expressivas a importância de facilitar acesso a financiamento sustentável e políticas relacionadas à economia circular, ambos com 59%, bem como ações efetivas de preservação florestal (58%) e estabelecimento de um mercado regulado de carbono (52%).

Para acelerar a implementação da agenda ESG, os respondentes ressaltaram três aspectos: a capacitação e desenvolvimento de lideranças e colaboradores (56%); a importância de integrar a sustentabilidade na estratégia de negócios da empresa (48%); e a previsão de orçamentos específicos e recursos financeiros adequados para viabilizar as iniciativas ESG (47%).

A pesquisa, aplicada de 12 a 26 de março, teve a participação de 687 executivos e executivas, em sua maioria de grandes e médias empresas, que juntas são responsáveis por 651 mil empregos diretos e por um faturamento de R$ 756 bilhões por ano. 

Fonte: Amcham

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades