As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

SAF: empresas formam aliança tecnológica para desenvolver solução a partir de biomassa e resíduos

Colaboração vai escalar o uso de métodos de gaseificação e produção de SAF FT, permitindo, ao mesmo tempo, o uso de biomassa e resíduos sólidos urbanos

As empresas Honeywell (NASDAQ: HON), Johnson Matthey, GIDARA Energy e SAMSUNG E&A anunciaram hoje a formação de uma aliança tecnológica estratégica para trazer ao mercado uma solução global inovadora de ponta a ponta para a produção de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) feito a partir de biomassa e resíduos sólidos urbanos.

A parceria reúne uma pluralidade de expertise e capacidades objetivando auxiliar  os clientes a otimizar toda a cadeia de produção de SAF — da matéria-prima ao produto final. Com a colaboração, as companhias planejam lançar uma nova oferta tecnológica conjunta que alavanca o processo de produção Fischer-Tropsch (FT) com o objetivo de desbloquear opções abundantes de matéria-prima globalmente disponíveis para ajudar a atender à crescente demanda pelo combustível e apoiar a segurança energética.

Notícia continua após o anúncio

A abordagem conjunta visa agilizar os cronogramas dos projetos e fornecer aos clientes um ponto único de responsabilidade pela execução do projeto e garantias do produto, otimizando a comunicação, coordenação e confiabilidade em todo o processo de produção de SAF. Com os recursos das quatro empresas, espera-se que a solução integrada e modular reduza o tempo entre o estudo de viabilidade e o início  da instalação em mais de 15% e possa reduzir os gastos de capital em até 10%¹.A solução inovadora que a aliança tecnológica planeja lançar no mercado é uma oferta não exclusiva projetada para clientes que desejam uma entrega de serviço completa, incluindo:

  • A proficiência da GIDARA Energy em gaseificação e produção de gás de síntese para transformação de matéria-prima.
  • A Johnson Matthey traz catalisadores e tecnologia avançados para gás de síntese em combustíveis.
  • Tecnologia de processo e soluções de automação digital da Honeywell.
  • Expertise global da SAMSUNG E&A em engenharia, aquisição, construção e gestão de execução de projetos.

A curto prazo, a colaboração visa escalar o uso de métodos de gaseificação e produção de SAF FT, permitindo, ao mesmo tempo, o uso de biomassa e resíduos sólidos urbanos como matérias-primas. À medida que a indústria de SAF enfrenta as limitações das matérias-primas tradicionais, este método de produção está se tornando cada vez mais importante, com a Agência Internacional de Energia relatando que os biocombustíveis produzidos a partir de resíduos e culturas energéticas não alimentares atenderão a mais de 40% da demanda total de biocombustíveis até 2030.²

Citações de Membros da SAF Technology Alliance

  • “O lançamento da nossa inovadora aliança SAF de ponta a ponta demonstra o poder da colaboração para atender às demandas energéticas mundiais”, disse Ken West, Presidente e CEO da Honeywell Energy and Sustainability Solutions. “À medida que a demanda por SAF aumenta, a tecnologia para expandir as opções de matéria-prima disponíveis torna-se cada vez mais vital. Esta aliança abrangente fornece às refinarias uma abordagem estratégica para executar rapidamente sua visão.”
  • “Este é mais um passo da Honeywell em seu compromisso com soluções inovadoras que ampliem a produção de combustível sustentável de aviação, contribuindo para que os clientes do setor alcancem suas metas de descarbonização e, ao mesmo tempo, ajudem a construir um futuro mais sustentável”, afirma José Fernandes, CEO da Honeywell para a América Latina.
  • “A aliança visa os desafios comuns enfrentados pelos produtores de SAF e oferece um novo caminho a seguir com maior velocidade e menor custo de capital. Reunir essa expertise de ponta é fundamental para apoiar nossos clientes na tomada de decisão final de investimento em seus projetos e pode ajudar a acelerar a implantação de SAF em todo o mundo”, disse Maurits van Tol, CEO da Catalyst Technologies, Johnson Matthey.
  • “Esta aliança exemplifica o que é possível quando expertise e ambição se unem. Ao unirmos nossas forças, estamos desbloqueando o valor dos resíduos para atender à crescente demanda por SAF”, disse o Dr. Norbert Kamp, CEO da GIDARA Energy. “Não estamos apenas fornecendo uma solução técnica – estamos ajudando clientes e comunidades a concretizar o potencial dos resíduos como catalisadores para um futuro apoiado por fontes de energia mais limpas.”
  • “Na SAMSUNG E&A, acreditamos que entregar soluções SAF completas exige mais do que inovação – exige alianças sólidas com provedores de tecnologia de classe mundial. Ao integrar essas tecnologias avançadas e alavancar nossa comprovada excelência em execução de engenharia, aquisição e construção (EPC), estamos construindo uma cadeia de valor SAF resiliente e escalável que impulsionará o futuro da aviação sustentável”, disse Hong Namkoong, Presidente e CEO da SAMSUNG E&A.

A nova aliança se baseia na sólida colaboração de combustível sintético entre a Johnson Matthey e a Honeywell para fornecer soluções de metanol para jato e para o caminho do FT.

Juntas, Honeywell, Johnson Matthey, GIDARA Energy e SAMSUNG E&A estão comprometidas em promover a inovação e liderar o movimento em direção ao aumento da segurança energética global.

recente anúncio da Honeywell sobre sua intenção de adquirir o segmento de negócios Catalyst Technologies da Johnson Matthey é totalmente distinto da aliança mencionada neste comunicado à imprensa. As discussões sobre a aliança fizeram parte das discussões regulares entre a Honeywell e o segmento de negócios Catalyst Technologies da Johnson Matthey.

A GIDARA Energy é uma empresa do portfólio da Ara Partners, uma empresa global de private equity que está descarbonizando a economia industrial.

Últimas Notícias

FIESP e CNI manifestam apoio ao governo brasileiro e defendem negociação diante de tarifas unilaterais dos EUA

Em apoio ao governo brasileiro, entidades apontam a relevância do relacionamento bilateral

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades