As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Fórum Econômico Brasil-Japão impulsiona parcerias estratégicas e investimentos sustentáveis

Destaque para a Mitsui & Co. que fechou acordo de cooperação conjunta para produção e venda de biomateriais, biocombustíveis e energias renováveis com a Suzano

No encontro realizado em São Paulo no dia 4 de maio de 2024, durante o Fórum Econômico Brasil-Japão, foi marcada uma nova etapa nas relações comerciais entre os dois países, com a assinatura de 31 memorandos e protocolos de intenções entre empresas brasileiras e japonesas. Entre eles, a cooperação entre a Mitsui & Co. e a Suzano, que firmaram um acordo para produção e comercialização conjunta de biomateriais, biocombustíveis e energias renováveis. Além disso, a Cenibra, subsidiária da Oji Holdings, reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável ao produzir celulose de forma responsável, priorizando a preservação ambiental e a biodiversidade, com 42% de suas áreas dedicadas à conservação.

Notícia continua após o anúncio

O evento também evidenciou investimentos em infraestrutura, como o desenvolvimento do Porto Itaqui no Maranhão, liderado pela Toyota Tsusho Corporation em parceria com o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), contribuindo para o fortalecimento da cadeia de exportação de commodities agrícolas.

A ampliação da parceria entre a Japan External Trade Organization (JETRO) e a ApexBrasil promete impulsionar a inovação e o desenvolvimento de startups, proporcionando oportunidades para empresas de ambos os países através de intercâmbio de inteligência de mercado e realização de eventos de networking.

O fórum não apenas evidencia a importância das relações econômicas Brasil-Japão, mas também reforça o compromisso mútuo em promover o crescimento sustentável e a cooperação empresarial entre as duas nações. O evento foi prestigiado pelo premiê Fumio Kishida e por executivos de cerca de 40 companhias japonesas trazidas pela Keidanren, reforçando o compromisso mútuo em promover parcerias estratégicas e investimentos sustentáveis.

Histórico Suzano e Mitsui & Co

Em janeiro de 2024, a Suzano anunciou um Acordo de Colaboração Conjunta com a Mitsui & Co para estudar o desenvolvimento de bioprodutos de próxima geração utilizando biomassa de eucalipto de cultivo sustentável e derivados residuais do processo de produção de celulose da Suzano.

O acordo, sem cláusula de exclusividade, prevê as duas empresas trabalhando em conjunto para estudar a viabilidade técnica e comercial de escalar potencias novas iniciativas com o objetivo de produzir mais alternativas ecologicamente corretas em substituição aos compostos de origem fóssil, como biomateriais e biocombustíveis.

Esse acordo potencializará o conhecimento global da Mitsui em áreas como produtos químicos, materiais de performance e energia, bem como a experiência da Suzano na produção sustentável de biomassa em larga escala, a partir do cultivo de eucalipto.

Conforme o acordo, as duas empresas criarão equipes para colaborar durante um período de três anos, a fim de conduzir estudos de viabilidade e due diligence em várias oportunidades promissoras em todo o novo cenário da bioeconomia. O Acordo de Colaboração Conjunta não prevê nenhum compromisso de investimento.

Fonte: JETRO, com dados Suzano

Últimas Notícias

Veracel lança solução para ampliar produtividade de seu viveiro de mudas

Ferramenta monitora todas as variáveis que impactam o desenvolvimento dos novos eucaliptos da Veracel em seu viveiro de mudas

Novo diretor do FSC® Brasil e o seu papel como facilitador das ações globais

Elson Fernandes de Lima, diretor executivo do FSC® Brasil, fala sobre a atuação em prol do compartilhamento de benefícios relacionados às atividades florestais

Embalagens: do congelamento ao aquecimento

André de Marco, gerente de desenvolvimento de produto da Klabin, fala sobre embalagens impermeáveis de papel para produtos do congelamento ao aquecimento

Branded Contents

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Garanta a precisão e qualidade na rastreabilidade do setor de celulose, papel e tissue

Como o setor realiza a rastreabilidade de seus produtos? Quais as soluções existentes? A Betim Coding é especializada na codificação da produção desse segmento

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades