As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Fórum Econômico Brasil-Japão impulsiona parcerias estratégicas e investimentos sustentáveis

Destaque para a Mitsui & Co. que fechou acordo de cooperação conjunta para produção e venda de biomateriais, biocombustíveis e energias renováveis com a Suzano

No encontro realizado em São Paulo no dia 4 de maio de 2024, durante o Fórum Econômico Brasil-Japão, foi marcada uma nova etapa nas relações comerciais entre os dois países, com a assinatura de 31 memorandos e protocolos de intenções entre empresas brasileiras e japonesas. Entre eles, a cooperação entre a Mitsui & Co. e a Suzano, que firmaram um acordo para produção e comercialização conjunta de biomateriais, biocombustíveis e energias renováveis. Além disso, a Cenibra, subsidiária da Oji Holdings, reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável ao produzir celulose de forma responsável, priorizando a preservação ambiental e a biodiversidade, com 42% de suas áreas dedicadas à conservação.

Notícia continua após o anúncio

O evento também evidenciou investimentos em infraestrutura, como o desenvolvimento do Porto Itaqui no Maranhão, liderado pela Toyota Tsusho Corporation em parceria com o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), contribuindo para o fortalecimento da cadeia de exportação de commodities agrícolas.

A ampliação da parceria entre a Japan External Trade Organization (JETRO) e a ApexBrasil promete impulsionar a inovação e o desenvolvimento de startups, proporcionando oportunidades para empresas de ambos os países através de intercâmbio de inteligência de mercado e realização de eventos de networking.

O fórum não apenas evidencia a importância das relações econômicas Brasil-Japão, mas também reforça o compromisso mútuo em promover o crescimento sustentável e a cooperação empresarial entre as duas nações. O evento foi prestigiado pelo premiê Fumio Kishida e por executivos de cerca de 40 companhias japonesas trazidas pela Keidanren, reforçando o compromisso mútuo em promover parcerias estratégicas e investimentos sustentáveis.

Histórico Suzano e Mitsui & Co

Em janeiro de 2024, a Suzano anunciou um Acordo de Colaboração Conjunta com a Mitsui & Co para estudar o desenvolvimento de bioprodutos de próxima geração utilizando biomassa de eucalipto de cultivo sustentável e derivados residuais do processo de produção de celulose da Suzano.

O acordo, sem cláusula de exclusividade, prevê as duas empresas trabalhando em conjunto para estudar a viabilidade técnica e comercial de escalar potencias novas iniciativas com o objetivo de produzir mais alternativas ecologicamente corretas em substituição aos compostos de origem fóssil, como biomateriais e biocombustíveis.

Esse acordo potencializará o conhecimento global da Mitsui em áreas como produtos químicos, materiais de performance e energia, bem como a experiência da Suzano na produção sustentável de biomassa em larga escala, a partir do cultivo de eucalipto.

Conforme o acordo, as duas empresas criarão equipes para colaborar durante um período de três anos, a fim de conduzir estudos de viabilidade e due diligence em várias oportunidades promissoras em todo o novo cenário da bioeconomia. O Acordo de Colaboração Conjunta não prevê nenhum compromisso de investimento.

Fonte: JETRO, com dados Suzano

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades