As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Fórum Florestal da Bahia atualiza plataforma para monitoramento

A ação, realizada pela entidade desde 2014, auxilia no acompanhamento da evolução da paisagem ao longo do tempo. O projeto apresenta as mudanças no uso do solo de forma transparente e pública

Já está disponível a mais recente atualização da plataforma do Fórum Florestal da Bahia focada no monitoramento de uso e cobertura do solo no Sul da Bahia e que acompanha a evolução da cobertura vegetal nos territórios da Costa do Descobrimento, no Sul e no Extremo Sul do estado.

Notícia continua após o anúncio

Por meio dessa ferramenta, lançada em 2014, é possível acompanhar as mudanças do uso do solo de forma transparente e pública. A plataforma também apresenta dados espaciais do mapeamento de uso e cobertura do solo desde 1990. O monitoramento utiliza imagens de satélite de alta resolução, com checagem em campo, para classificação do uso do solo.

Segundo a secretária executiva do Fórum Florestal da Bahia, Erica Munaro, a plataforma contribui para a gestão pública ambiental. “A ferramenta fornece informações e dados visando auxiliar as políticas públicas de ordenamento territorial, restauração de áreas degradadas, zoneamento, biodiversidade, entre outras áreas”, ressalta.

Devido à sua operação na região, a Veracel Celulose é uma das empresas que financiam o monitoramento, que segue sendo totalmente independente em sua metodologia, em suas ferramentas e ainda na execução dos trabalhos de pesquisa. Os dados de 2022 foram atualizados pela empresa Digital Rural, com apoio do Movimento de Preservação, Defesa e Sustentabilidade de Porto Seguro (MDPS) e, após aprovado pelo grupo de trabalho do Fórum Florestal da Bahia, foram disponibilizados na plataforma da ONG World Resources Institute (WRI).

Virginia Londe de Camargos, gerente de Meio Ambiente da Veracel Celulose, destaca que o monitoramento não apenas reflete o cenário atual do território, mas também contribui para a identificação de áreas de florestas naturais, sendo uma ferramenta crucial para a identificação de possíveis corredores ecológicos e visando à conservação ambiental: “Os dados fornecidos nos indicam como temos evoluído quanto ao reflorestamento de nosso território e quais as oportunidades de desenvolvimento que temos nos próximos anos para a preservação de ecossistemas vitais na região”, afirma a gerente.

Os resultados desse trabalho são de uso público, de modo alinhado ao compromisso de transparência do Fórum, e estão disponíveis em uma plataforma reconhecida mundialmente pelo World Resources Institute (WRI).

Sobre o Fórum Florestal do Sul da Bahia

O Fórum Florestal é um canal dialógico que tem como objetivo identificar agendas comuns entre empresas do setor florestal, organizações não governamentais, organizações sociais, instituições de pesquisas e órgãos governamentais de regulamentação e preservação, para a promoção de ações efetivas, visando a conservação e restauração do meio ambiente e a geração de benefícios tangíveis, tanto para os participantes do diálogo quanto para a sociedade em geral.

Acesse a plataforma em Forum Florestal da Bahia (arcgis.com)

Fonte: Veracel

Últimas Notícias

Suzano lança pedra fundamental da fábrica de papel em Aracruz

A Suzano está investindo R$ 650 milhões no empreendimento que, além da produção de papel, também fará a sua conversão em papéis higiênicos na unidade

Bolder reúne indústria para promover inovação em Combustíveis Sustentáveis de Aviação

O programa para Combustíveis Sustentáveis de Aviação da Bolder reúne empresas como a Suzano, a Galp, e a Vibra, maior distribuidora de combustíveis do Brasil

International Paper anuncia aquisição da DS Smith

O acordo de aquisição da International Paper e DS Smith será de participação de 66,3% e 33,7%, respectivamente. A transação foi de US$ 9,9 bilhões.

Branded Contents

Garanta a precisão e qualidade na rastreabilidade do setor de celulose, papel e tissue

Como o setor realiza a rastreabilidade de seus produtos? Quais as soluções existentes? A Betim Coding é especializada na codificação da produção desse segmento

Contech anuncia início de atividades no México

Com negócios fechados no México, a Contech, chega ao seu décimo terceiro país em atividades, levando patentes, inovações e soluções químico-mecânicas para o segmento de celulose e papel

Solenis homenageia Suzano pelos 100 anos

Suzano, Parabéns pelos 100 anos! Uma história repleta de grandes desafios e muito sucesso. Pioneirismo, inovação, tecnologia de ponta, atributos que facilmente conferiríamos a nós...

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades