As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

FSC® Brasil comemora a marca de 20 impactos ambientais verificados

Aqui no Brasil, atualmente, já são 20 declarações, de dez organizações diferentes. Do setor de florestas plantadas há Arauco, Brasilwood, Cenibra, Dexco, Eldorado, Klabin, Suzano e Veracel.

Em um mundo cada vez mais consciente da relação que existe entre as atividades humanas e a conservação – ou não – do meio ambiente, o FSC® Brasil destaca a urgência de reconhecer e valorizar os serviços ecossistêmicos que a natureza nos fornece como fundamentais para a nossa sobrevivência.

Notícia continua após o anúncio

Os serviços ecossistêmicos, que incluem desde a biodiversidade até a purificação da água e a manutenção dos estoques de carbono, desempenham um papel vital na manutenção da vida na Terra. No entanto, muitas vezes, esses serviços são subestimados ou até mesmo negligenciados em favor de abordagens de curto prazo para o desenvolvimento econômico.

“Neste momento crítico da história, quando a emergência climática passa a fazer parte do nosso dia a dia, como as recentes enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul e a seca extrema na Amazônia em 2023, é imperativo reconhecer que dependemos diretamente dos ecossistemas saudáveis”, diz Elson Fernandes de Lima, diretor executivo do FSC Brasil. “Cada árvore, cada rio e cada organismo vivo desempenha um papel fundamental na manutenção do delicado equilíbrio que sustenta a vida no planeta”, explica.

A degradação contínua dos ecossistemas globais representa uma ameaça não apenas para a biodiversidade, o que já seria um problema grande por si só, mas também para a segurança alimentar, a saúde pública e a estabilidade econômica. Governos, empresas e sociedade civil precisam adotar medidas concretas para proteger e restaurar os serviços ecossistêmicos.

Justamente por causa das altas taxas de degradação e desmatamento globais, o FSC® desenvolveu, em 2018, uma ferramenta para mostrar o verdadeiro valor das florestas aos mercados. Atualmente chamada de Impacto Verificado, ela fornece aos proprietários de florestas certificadas, sejam eles pequenos produtores, comunidades ou grandes empresas, mecanismos para medir, verificar e comunicar seus impactos positivos no armazenamento de carbono, na proteção à biodiversidade, na conservação dos recursos hídricos e do solo e nos serviços recreacionais.

Entre outras vantagens, o Impacto Verificado desses serviços visa facilitar o acesso a investimentos e subsídios, bem como aumentar a viabilidade financeira dos negócios.

Aqui no Brasil, atualmente, já são 20 declarações, de dez organizações diferentes. Do setor de florestas plantadas há Arauco, Brasilwood, Cenibra, Dexco, Eldorado, Klabin, Suzano e Veracel. Na Amazônia, duas instituições têm impactos verificados: Amazonbai, cooperativa de produtores de açaí, e a Mil Madeiras Preciosas, que produz toras de madeira. Dentre os serviços ecossistêmicos verificados, nove são de Conservação da Biodiversidade, cinco de Sequestro e Armazenamento de Carbono, quatro de Bacias Hidrográficas e dois de Serviços Recreacionais.

“Obter o reconhecimento desses serviços, além de corroborar o compromisso das empresas com as boas práticas, funciona como um destaque num mundo onde se busca cada vez mais alternativas sustentáveis”, pondera Elson. Em 2023, um estudo global encomendado pelo FSC em parceria com a Ipsos revelou que a maioria dos entrevistados (71%) afirmou preferir produtos que não prejudiquem plantas e animais, enquanto 59% preferem produtos que não contribuam para a crise climática.

Não se trata mais de uma opção. É preciso reconhecer o valor intrínseco da natureza e trabalhar em conjunto para promover o consumo consciente e práticas sustentáveis que preservem os serviços essenciais que os ecossistemas saudáveis nos fornecem.

Fonte: FSC

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades