Com previsão de plantio para as próximas duas semanas na região central do Estado de São Paulo, a FuturaGene recebeu aprovação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para iniciar seu quarto experimento de campo com plantações de eucalipto geneticamente modificado no Brasil.
Para Stanley Hirsch, CEO da FuturaGene, trata-se do experimento em estágio mais avançado do mundo em uma floresta de eucalipto plantada visando uma aprovação comercial. “Os estudos preliminares já demonstraram com sucesso que a nossa tecnologia proporciona rendimentos maiores para as plantações de eucalipto, aumentando a sua sustentabilidade. Este quarto ensaio é um passo fundamental para uma futura aprovação comercial do nosso primeiro produto que visa atender as demandas crescentes de produção de energia”, comenta Stanley.
A FuturaGene realizou mais três plantações experimentais de eucalipto geneticamente modificado nos últimos oito meses nos estados de São Paulo, Bahia e Piauí. Dados de biossegurança obtidos a partir desses experimentos devem ser incluídos em um futuro dossiê, que será submetido à CTNBio para a obtenção da aprovação regulatória desse eucalipto geneticamente modificado.