Ibema Reduz Gasto Energético Com Fontes Renováveis

    Depois de otimizar seu uso de água e alcançar os melhores índices do mercado na gestão desse recurso, a Ibema investe na eficiência energética de suas duas plantas fabricantes de papelcartão, em Turvo (Paraná) e Embu das Artes (São Paulo). Para isso, organizou um time específico e contratou um engenheiro especialista no assunto, além de adotar consultorias especializadas para identificar e implementar ações sustentáveis.
    “Além de economizar, queremos cumprir nosso papel na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Algumas das medidas já adotadas foram a substituição de motores e transformadores elétricos antigos e de baixa eficiência por novos de alto rendimento e a otimização dos processos produtivos, com a instalação de equipamentos modernos e mais eficientes, tais como desfibradores, refinadores, rebobinadeira, cortadeiras, entre outros”, explica a gerente de Meio Ambiente da Ibema, Andrea Pegorini Lacerda.
    As oportunidades são muitas, quando se faz um raio-x do processo produtivo. No caso da Ibema, tem sido possível intensificar a instalação de sistemas de medição de energia, para privilegiar o uso de fontes renováveis, como a energia elétrica proveniente das PCHs do grupo, de biomassa, vapor e ar comprimido.
    Mas ainda há passos a serem dados. Agora que as medidas iniciais foram tomadas, verificou-se a necessidade de utilizar novas ferramentas que permitam dar um salto na eficiência energética. Automatizar sistemas, medir o gasto em todos os pontos, atualizar e modernizar equipamentos, reforçar sistemas de automação e de inteligência artificial usando big data e técnicas de dados para cruzar produtos com receitas e obter um consumo mais eficaz são algumas das medidas a serem adotadas.
    “Uma de nossas vantagens é a comparação dos índices de nossas duas fábricas, o que nos permite utilizar uma como estímulo para a outra”, completa Andrea.
    Automação permite crescimento
    Além do uso inteligente dos recursos, a Ibema segue nos últimos três anos um processo de atualização dos sistemas de automação e de inteligência artificial para a prospecção de oportunidades de melhoria. “Aumentamos vendas, exportações e a capacidade de produção, com a eliminação das ociosidades dos equipamentos produtivos, o que também contribui para a melhoria dos índices específicos, os quais mostram claramente os avanços obtidos.”
    A Ibema também divulga nas próximas semanas seu Relatório de Sustentabilidade, que trará um raio-x completo de sua pegada de carbono e compromissos estratégicos com o meio ambiente.

    Últimas Notícias

    Com investimento de R$ 33 milhões, Valmet inaugura nova unidade industrial em Sorocaba (SP)

    A Valmet inaugura um centro de R$ 33 milhões em Sorocaba para manutenção de rolos de papel e celulose, fortalecendo sua presença na América do Sul.

    Segmento de aparas poderá enfrentar desafios para abastecer o mercado

    "Com a economia dando sinais de recuperação, se a demanda iniciar 2024 aquecida, poderemos ter falta de material mesmo com o mercado continuando a receber grandes volumes de papel de fibra virgem", aponta Pedro Vilas Boas, da Anguti Consultoria

    Nova fase de aumentos de preços das celuloses ocorre no 4T23

    A Europa e a China registram aumentos nos preços da celulose em dólar. Indícios apontam estabilidade nos EUA, indicando o fim da baixa de preços de set/2022 a ago/2023. Mercados de papéis mostram variações mistas em out/nov. No Brasil, papéis cartão estáveis, papéis miolo e kraftliner aumentam levemente, papel capa reciclada diminui.

    Branded Contents

    Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel amplia foco em sustentabilidade

    Em um cenário industrial sempre mais competitivo e de constantes transformações são cada vez mais comuns projetos que exigem a implementação de processos inovadores...

    IPEL Revoluciona Gestão de Insumos Químicos e Amplia Competitividade com Siderquímica

    Em resposta ao aumento dos custos de produção, a fabricante de papéis tissue IPEL reformulou sua gestão de insumos químicos em parceria com a Siderquímica. Resultando em redução de custos, estabilidade operacional e melhoria na qualidade dos produtos, a colaboração gerou benefícios expressivos e promete futuras inovações.

    Química Nova Brasil: Inovação e Excelência no Setor Químico Nacional

    A Química Nova Brasil (QNB) destaca-se no mercado de produtos químicos pela inovação e qualidade, fundamentada em alta tecnologia e uma equipe especializada. Com estratégias bem definidas e visão para o futuro, a empresa está posicionada para liderar e expandir sua presença na indústria.

    Compartilhar

    Newsletter

    Mantenha-se Atualizado!

    Assine nossa newsletter e receba com exclusividade novidades e notícias do setor.