As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Ibema reforça compromisso com a sustentabilidade em nova campanha

Empresa busca se posicionar como plataforma de conscientização sobre os riscos da poluição plástica, especialmente nos oceanos

Num contexto em que a poluição plástica cresce exponencialmente, contribuindo com a degradação do meio ambiente e o avanço das mudanças climáticas, a fabricante de papelcartão Ibema quer ser mais do que uma indústria, colocando-se como plataforma de conscientização. Para reforçar esse objetivo junto à sociedade, a empresa, que tem como propósito “embalar o futuro”, acaba de lançar um vídeo especial que destaca a nova narrativa de marca da companhia.

Notícia continua após o anúncio

Desenvolvida pelo BP One Group em parceria com o Lumme Studio, a campanha destaca os assustadores números da poluição plástica no planeta. O vídeo completo pode ser conferido a seguir:

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a cada minuto o equivalente a um caminhão carregado com o material é despejado no mar. Do plástico, decorre outro problema ainda maior, mesmo que invisível a olho nu: os microplásticos. Essas partículas com 5 milímetros (mm) ou menos colocam ecossistemas marinhos inteiros em perigo e oferecem riscos à saúde dos homens.

“A Ibema busca assumir o protagonismo da transformação. Nosso produto, o papelcartão, é altamente sustentável, por registrar níveis elevados de reciclagem e ser desenvolvido a partir de fontes renováveis e certificadas, embasadas no maior padrão global de benchmarking florestal, o que garante o manejo responsável, mas queremos mais”, comenta o CEO da Ibema, Nilton Saraiva.

Além dos itens fabricados a partir das árvores, a empresa produz hoje papelcartão reciclado com qualidade comparável à do produto feito com fibra virgem. A linha Ritagli é a opção mais sustentável do mercado, com 55% da mistura composta por fibras recicladas, das quais 35% vêm de pós-consumo. Trata-se de uma excelente opção para os segmentos de alimentos pré-embalados, medicamentos e cosméticos.

Em 2023, a empresa utilizou, ao todo, mais de 25 mil toneladas de aparas, resíduos e sobras de papéis em sua produção, entre próprias e provenientes de terceiros. As aparas usadas pela Ibema são classificadas em aparas pré-consumo, resultantes de sobras de materiais dos processos das gráficas que não foram encaminhados ao consumidor final, e pós-consumo, referentes a materiais usados por consumidores e que são descartados para o mercado de reciclagem, adquiridos pela empresa.

“A Ibema tem duas fábricas, em Turvo, no Paraná, focada em papelcartão de fibra virgem, e em Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo, onde o carro-chefe é o papelcartão reciclado. Dizemos que se em Turvo estamos cercados por uma floresta verde, em São Paulo o que nos rodeia é uma ‘floresta de aparas’. A sociedade precisa entender que o ciclo da embalagem não termina no consumo do produto”, pontua o diretor comercial da Ibema, Julio Guimarães.

Ibema tem circularidade como foco 

A Ibema ainda conta com três iniciativas principais de economia circular. Parceria com a startup de logística reversa Green Mining e com o Grupo Boticário, o contêiner do projeto Estação Preço de Fábrica instalado em frente à fábrica de Embu das Artes (SP) recebe, de qualquer pessoa ou entidade, vidro, papelão, papel branco, cartolina e papelcartão para reciclagem, pagando um preço justo.

Os papéis deixados no contêiner são encaminhados diretamente para o processo produtivo da Ibema para serem transformados na linha Ritagli. Também se tornam matéria-prima aparas advindas de catálogos antigos do Boticário, que viram embalagens presenteáveis da marca de perfumaria e cosméticos. Além disso, a Ibema transforma, por meio de parceria com a Green Mining e a BO Packaging, copos de uso único de lanchonetes do McDonald’s em luvas de copos para bebidas quentes.

Outro destaque é a parceria com o movimento Voz dos Oceanos, liderado pela Família Schurmann. Recentemente, chegou ao fim expedição da organização apoiada pela Ibema que percorreu a costa brasileira, de Santa Catarina ao Pará, coletando amostras de animais marinhos como ostras, vieiras e mexilhões para verificar a presença de microplásticos nesses organismos. A amostragem já está sendo analisada por cientistas da Universidade de São Paulo (USP).

Já em setembro, mutirão promovido por Ibema, VOO e ONG Eco Local Brasil coletou, em apenas meia hora, mais de 140 quilos (kg) de lixo na praia de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná (PR), a maioria referente a resíduos plásticos, demonstrando a urgência em substituir o material por alternativas ambientalmente amigáveis.

Últimas Notícias

Expo Revestir 2025: madeira consolida seu espaço no mercado de arquitetura e decoração

Fabricantes destacam madeira como a melhor opção para revestimentos com conforto, elegância e sustentabilidade

Workshop de Paradas Gerais discutiu estratégias para gestão de riscos na indústria de celulose

Evento reuniu especialistas do setor para debater soluções em em paradas gerais, destacando inovações tecnológicas e otimização de processos

Como a Suzano e parceiros impulsionarão 51 projetos comunitários no Maranhão, Tocantins e mais estados

Serão atendidos projetos comunitários de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares liderados por mulheres e jovens

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades