A International Paper (NYSE: IP) anunciou ter firmado um acordo definitivo quanto à compra do negócio de celulose da Weyerhaeuser. Mediante os termos do acordo, a IP irá adquirir cinco fábricas de celulose e duas fábricas de conversão que produzem celulose fluff, celulose de fibra longa e celulose especial para diversas aplicações do consumidor, incluindo fraldas, outros produtos de higiene, lenços de papel e tecidos.
Como a transação é a compra de um ativo, a International Paper espera obter um benefício fiscal de um valor atual líquido estimado de aproximadamente USD 300 milhões. Incluindo este benefício, o preço líquido é de aproximadamente USD 1,9 bilhões. A International Paper prevê sinergias anuais de aproximadamente USD 175 milhões até o final de 2018, o que irá exigir a necessidade de custos de uma só vez de aproximadamente USD 85 milhões.
“O negócio de celulose da Weyerhaeuser tem uma excelente base de clientes atendida com baixo custo e ativos bem gerenciados que complementam nosso sistema já existente e oferece oportunidades significativas de sinergia”, disse o presidente e CEO da International Paper, Mark Sutton. “Esta negociação irá nos posicionar como principal fornecedor global de celulose fluff, e irá aumentar nossa capacidade de gerar fluxo de caixa adicional. Estamos ansiosos para trabalhar com os talentosos profissionais da Weyerhaeuser, integrando nossos negócios e criando uma empresa ainda mais forte.”
O negócio de celulose da Weyerhaeuser tem aproximadamente 1900 profissionais nos Estados Unidos (Mississipi, Georgia, Carolina do Norte), Canadá e Polônia. Os negócios combinados irão fornecer flexibilidade à empresa para que ela gerencie seu amplo portfólio de produtos a fim de atender às necessidades dos clientes.
A aquisição deve ser concluída no 4o trimestre de 2016, devido a algumas condições de fechamento, sobretudo à recepção da aprovação regulatória.
Fonte: International Paper