A IPEL, uma das principais indústrias do segmento de papel tissue, com sede em Indaial (SC), anunciou o lançamento de seu novo propósito institucional: Fazemos do papel a arte de promover saúde. A iniciativa reflete a constante busca da empresa, que completa 40 anos em 2024, por inovação e qualidade em seus produtos, ao mesmo tempo em que fortalece seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos consumidores.
Ao longo de sua trajetória de mercado, a IPEL se destacou pela fabricação de produtos higiênicos e descartáveis, oferecendo soluções que atendem às necessidades das famílias brasileiras. Agora, com o novo propósito, ela reforça seu papel na promoção de um ambiente mais saudável e sustentável, aliada a sua estratégia de ampliar a presença da empresa no mercado com inovações em produtos que vão além do papel tissue e complementam a cesta de itens de higiene e limpeza oferecida aos consumidores.
“Entendemos que o papel tissue vai além de um produto de uso diário. Ele é uma ferramenta para a promoção de higiene e bem-estar. Com o novo propósito, queremos destacar a nossa responsabilidade em levar saúde às pessoas por meio de soluções eficientes e ambientalmente responsáveis e também reafirmar o nosso compromisso com a inovação do que oferecemos. Neste ano já lançamos novas linhas de produtos e estamos preparando outros lançamentos para breve”, pontua Luciano de Liz Barboza, CEO da empresa.
Construção do propósito
A expressão “fazemos do papel a arte” simboliza a busca incessante da IPEL por excelência e inovação, sugerindo que o processo de criação de seus produtos é uma obra em constante aprimoramento. Essa conexão entre “arte” e “inovação” evidencia o compromisso da empresa em oferecer soluções de higiene e limpeza impulsionadas pela tecnologia. “Promover saúde” é a inspiração que move a IPEL, garantindo que seus produtos cheguem a todos, incentivando o desenvolvimento e promovendo um padrão de vida que assegure saúde e bem-estar das famílias.
Além do novo propósito, a IPEL revisou seus valores, reafirmando que a Gente IPEL é composta por pessoas inovadoras, sustentáveis, proativas, inclusivas e íntegras. Esses princípios também reforçam a conexão da empresa com a pauta ESG (Ambiental, Social e Governança), que agora integra o terceiro pilar da Cultura IPEL, ao lado da clareza de propósito e vivência dos valores.
A especialista internacional em ESG, Yazmin Trejos, conduziu com a empresa a criação do novo propósito e o seu alinhamento de ESG. Segundo ela, o processo de construção do propósito foi colaborativo e estratégico, refletindo o desejo da IPEL de se alinhar com as práticas mais avançadas de sustentabilidade e responsabilidade social.
“Empresas com propósito são aquelas que conseguem um verdadeiro match entre os desafios da sociedade e suas estratégias de negócio. A IPEL hoje entende claramente essa relação. Ela não só tem uma essência forte construída ao longo de sua história, mas também reconhece seu verdadeiro potencial de impacto. Com uma estratégia coerente com as dores do seu mercado e conectada aos desafios de desenvolvimento da humanidade, a IPEL está preparada para conquistar o engajamento de longo prazo de colaboradores, clientes e stakeholders”, destaca Trejos.
A criação e lançamento do novo propósito faz parte de uma série de ações que a IPEL vem realizando para estar cada vez mais alinhada à pauta ESG. A empresa já investiu na profissionalização de sua gestão e continua investindo em diferentes frentes que tratam de tecnologia e inovação, sustentabilidade, pessoas e infraestrutura.
O lançamento oficial do propósito aconteceu em um evento interno da empresa, no dia 27 de setembro, data em que completou 40 anos. Ao longo do ano, a companhia promoveu outras ações alusivas ao aniversário, a mais recente foi a participação na corrida de rua Indaial 5K, em sua cidade-sede, na qual ela foi homenageada.