A Irani tem investido em ações para o fortalecimento das empresas fornecedoras que atuam nas imediações das unidades fabris em Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. De janeiro a agosto deste ano, foram destinados mais de R$ 205,8 milhões na aquisição de diferentes produtos e serviços, seja materiais que vão desde itens básicos para escritório, a insumos, mercadorias, aparas de papelão e papel, serviços como transporte de colaboradores e de matéria-prima, entre outros itens necessários ao dia a dia das fábricas.
O resultado das compras de empresas do entorno, alcançado neste ano representa 31% – em 2019, o percentual foi de 18,7%. O avanço se dá pela necessidade em desenvolver as economias locais, uma meta alinhada com os propósitos ESG de governança da companhia – neste caso, promovendo o desenvolvimento social. Ao longo do ano passado, foram investidos mais de R$ 351 milhões nesses artigos, o que representou cerca de 28% das aquisições da empresa.
A seleção destas parcerias regionais, priorizando fornecedores das comunidades circunvizinhas, tem como base de seleção critérios globais, técnicos e legais, além de as empresas estarem alinhadas com as boas práticas e regulamentos internos da Companhia. A Irani também prioriza a manutenção destes fornecedores por longos prazos, permitindo, assim, seu crescimento sólido e contínuo. Além de levar em conta a capacidade dos fornecedores dos entornos para atender as demandas, a companhia busca o fortalecimento da cadeia de suprimentos, criando um impacto positivo nas comunidades.
"Todos os dias aplicamos nossa energia para aprimorar boas práticas de gestão e gerar valor aos públicos com os quais nos relacionamos. Isso é positivo tanto para a economia local quanto para a empresa, que gera no seu entorno o desenvolvimento de parcerias de valor", destaca o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, Fabiano Alves de Oliveira.
Olhando para esta cadeia, a empresa promove a cada dois anos um evento para reconhecer as boas práticas em sustentabilidade de fornecedores e prestadores de serviços que está indo para sua 3ª edição. O objetivo é compartilhar conhecimento visando fortalecer a rede de fornecedores da Irani em torno desse tema e incentivar toda a cadeia produtiva a realizar cada vez mais ações sustentáveis. “Manter um forte comprometimento com as políticas ESG garante que consigamos alinhar cada vez mais as responsabilidades ambientais, econômicas e sociais da empresa”, ressalta Fabiano.
Ter fornecedores extremamente alinhados aos propósitos da Irani é critério de escolha e de permanência no rol de prestador de serviço como ocorre com a C.F. Serviços Florestais, que trabalha em parceria com a companhia há 25 anos no transporte de Pinus.
“Prezamos por manter uma relação sólida, cordial e transparente ao longo de todos estes anos com a Irani nos preocupamos em produzir resultados positivos, impactantes e duradouros para nós, nossos colaboradores, suas famílias e a toda a nossa cadeia de fornecedores, fortalecendo os laços ao entorno das comunidades aonde atuamos, contribuindo com a prosperidade de todos os envolvidos”, explica Crystian Fracasso, sócio proprietário da C.F.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.