As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Klabin: Terminal portuário completa dois anos com 1 milhão de toneladas embarcadas

O PAR-01 permite que toda a operação de descarregamento de produtos das unidades Monte Alegre e Ortigueira seja feita dentro do Porto de Paranaguá.

O Terminal Portuário PAR-01, da Klabin, localizado no Porto de Paranaguá (PR), completa dois anos de operação neste mês, com números que reforçam a estratégia logística da Companhia. Desde a sua inauguração, em dezembro de 2022, o terminal embarcou mais de 1,1 milhão de toneladas de celulose, consolidando-se como um pilar para as operações logísticas da empresa.
 

Notícia continua após o anúncio

O PAR-01 recebeu um investimento de R$ 120 milhões e ocupa uma área de 27.530 m². A conexão ferroviária direta com a Unidade Ortigueira permitiu avanços para a Companhia em eficiência e sustentabilidade. A transição para o modal ferroviário resultou na redução de 85% das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a instalação de placas solares no terminal gera aproximadamente 270 megawatts-hora por ano, evitando a emissão de 3,6 toneladas de CO2.
 

“A localização estratégica do terminal proporciona operações mais sustentáveis e eficientes, integrando diferentes modais, numa logística inteligente. Os caminhões passam a ser utilizados em trajetos menores e circulam com menos frequência, reduzindo riscos para a comunidade”, destaca Roberto Bisogni, diretor de Planejamento Operacional, Logística, Suprimentos e TI da Klabin.
 

O terminal faz parte de uma estratégia ampla da Klabin no Paraná, que acaba de completar 90 anos de presença no Estado. O PAR-01 permite que toda a operação de descarregamento de celulose fibra curta, fibra longa e fluff e de bobinas de papel, vindas das Unidades Ortigueira e Monte Alegre, seja feita dentro do Porto de Paranaguá. A operação embarca a produção em fardos e bobinas.
 

O PAR-01 traz, ainda, produtividade e competitividade à Klabin no modal Break Bulk, que é o transporte de cargas sem a utilização de contêineres, com grandes volumes, diretamente na parte interna dos navios, permitindo atender aos clientes com grande escala e excelência operacional.
 

A área do terminal foi arrendada pela Klabin em leilão realizado em agosto de 2019. O contrato de concessão foi assinado no início de 2020, encerrando duas décadas sem novos arrendamentos no Porto de Paranaguá. O terminal faz parte de uma estratégia mais ampla da Companhia, que também inclui o Terminal de Contêineres de Ortigueira, operado em parceria com a Brado Logística e o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Esse projeto, com investimento de R$ 300 milhões, dobrou a capacidade de escoamento de contêineres da Companhia no Estado.

Últimas Notícias

Fusões e Aquisições: mercado de embalagens vive bom momento para transações

O setor de embalagens, em especial de papel e papelão ondulado, segue atraente para consolidação

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Valmet fornecerá fábrica de celulose completa com soluções de automação e válvulas para Arauco no Brasil

O escopo de entrega da Valmet para a Arauco abrange engenharia, suprimentos, construção civil, comissionamento até o start-up.

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades