Períodos de seca acendem o alerta para o risco de incêndios florestais. Seja motivado por causa humana ou natural, estes incidentes podem gerar impactos negativos para fauna, flora e comunidade em geral. Sabendo da importância de se trabalhar para mitigar os riscos, a LD Celulose realiza anualmente a Campanha de Prevenção a Incêndios Florestais em todo território em que a empresa atua.
A iniciativa realizada pela LD foca no cuidado com o meio ambiente em suas florestas, áreas próximas e com a comunidade, como comenta Tiago Vieira, gerente de Silvicultura da LD Celulose. “Sabemos que os incêndios, em pequeno ou maior grau de severidade causam impactos negativos de caráter ambiental ou social para todos. Muitas vezes visíveis ‘aos olhos’ com a destruição de grandes áreas de florestas nativas, plantios agrícolas e florestais, danos a propriedades particulares e estruturas/construções públicas. Mas também muitas vezes invisíveis, afetando espécies da fauna e flora que fazem parte de nosso bioma Cerrado. Por isso, o caminho é trabalhar com a prevenção e atuação rápida para mitigar estes incidentes”, explica.
Viu um incêndio? Ajude e informe: (34) 3245.0550 | (34) 3245.0531 | (34) 99779.3536
Confira as ações da edição de 2024 da campanha
Em 2024, a Campanha de Prevenção a Incêndios Florestais vai até o fim deste mês de setembro, e a redução do tempo de resposta e apoio da comunidade são resultados positivos do trabalho desenvolvido esse ano. Desde a última edição, o time da LD Celulose trabalhou para aprimorar a campanha e isso já surtiu efeito.
Uma das ações são as visitas às propriedades rurais próximas às fazendas da LD para reforçar que os vizinhos são aliados essenciais na prevenção e combate aos incêndios florestais, e levando informações valiosas sobre o que fazer ao perceber um foco de incêndio. Até o momento, colaboradores da área de Relacionamento com a Comunidade já visitaram mais de 550 propriedades e os proprietários puderam entender quais canais da LD acionar para solicitar o apoio da brigada de incêndio da empresa e o que fazer caso o fogo se alastre muito rapidamente.
Outra iniciativa importante da campanha é a ampliação do raio de monitoramento e a redução no tempo de resposta do time LD. O monitoramento é feito por meio de câmeras instaladas nas florestas que detectam a presença de fumaça, acionando a equipe de campo para avaliação e ação quando necessário. Nesta edição da campanha, este monitoramento está sendo expandido com mais câmeras sendo instaladas. Assim como o tempo de resposta dos colaboradores passou de 26 minutos em 2023 – entre a detecção e o início do combate – para 16 minutos em 2024.
Tiago destaca a importância da redução deste tempo e como esse crescimento foi possível. “Essa agilidade no tempo de resposta possibilita ações mais rápidas, diminuindo assim os impactos que o fogo venha a causar no meio ambiente. E isso só foi possível devido a um investimento em melhorias logísticas, posicionamento estratégico de equipamentos e os veículos utilizados no combate e treinamento da nossa equipe”, explica.
Fonte:> LD Celulose