Amigos/as, um dos estudos que me trouxe uma enorme alegria e diversos sentimentos de emoção foi esse com o qual estive envolvido em realizar nos últimos 30 dias. Sempre tive a curiosidade em saber como foi a evolução dos conhecimentos sobre o eucalipto e muito disso está associado à “descoberta” da Austrália e à difusão de mudas e sementes dos eucaliptos pelo mundo em função das aplicações encontradas neles em benefício da sociedade.
Essa história toda é relativamente recente, pois data de meados do século XVII, mas com uma aceleração de publicações de livros e documentos a partir do início do século XX.
Tive a honra de me encontrar digitalmente com diversos e renomados autores eucalípticos e muito referenciados na literatura global, como os grandes mestres: Pryor, Maiden, Blakely, Navarro de Andrade, Navarro Sampaio, Goes, von Mueller, Zobel; e até mesmo a inusitada surpresa em descobrir que a tese de cátedra de meu saudoso mestre na ESALQ/USP, o Dr. Walter Radamés Accorsi, foi baseada em estudar a anatomia e morfologia botânica de duas espécies de eucalipto.
Alguns websites me foram de extrema utilidade e riqueza em obras. Em alguns casos, encontrei documentos muito antigos em minha própria biblioteca particular, que eu mesmo digitalizei, considerando que esses documentos possuem tempo suficiente para estarem em domínio público.
Espero que apreciem e principalmente que guardem esse documento de resgate, pois ele, além de histórico, permite que cada um de vocês possa navegar através dele e ao mesmo tempo descobrir coisas muito interessantes e valiosas sobre a história dos eucaliptos.
Um aprendizado cheio de descobertas e emoções.
Confira o documento abaixo:
Descubra mais sobre eucalipto nos sites:
https://www.eucalyptus.com.br/ e https://www.celso-foelkel.com.br/