As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Embalagens: do congelamento ao aquecimento

Embalagens impermeáveis totalmente feitas de papel permitem o acondicionamento de produtos do congelamento ao aquecimento

O mercado de embalagens para alimentos tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. Ao mesmo tempo, a procura por produtos sustentáveis e as preocupações ambientais têm se tornado cada vez mais importantes.

Notícia continua após o anúncio

Segundo pesquisa realizada pela empresa de embalagens WestRock, mais da metade dos consumidores estão dispostos a pagar mais por embalagens ecológicas e 65% dão preferência a embalagens biodegradáveis ou facilmente recicláveis.

De acordo com a pesquisa da WestRock, o papel é visto pelos consumidores como o material de embalagem mais sustentável do mercado, duas vezes mais do que o plástico.

Como vantagens, as embalagens de papel são leves, biodegradáveis ​​e recicláveis, além de garantir uma forma flexível e econômica no transporte, preservação e proteção dos produtos.

De acordo com pesquisa do IBGE, o tamanho do mercado de embalagens de papel no Brasil era avaliado em 2,96 bilhões de dólares no ano de 2019, 3,02 bilhões em 2020, 3,08 em 2021, 3,13 em 2022, alcançando a marca de 3,18 bilhões de dólares em 2023.

Para suportar esse crescimento, torna-se cada vez mais necessário o investimento em tecnologia e inovação.

Com o intuito de reduzir o uso de plástico, especialmente aqueles de uso único no mercado e ampliar o uso do papel, André De Marco, gerente de desenvolvimento de produto da Klabin, líder de mercado no segmento de embalagens de papelão ondulado e Sack Kraft, concedeu entrevista exclusiva ao Newspulpaper.com

NPP – A necessidade da redução do uso de plástico como forma de proteção ao meio ambiente já é uma demanda extremamente importante no cenário mundial atual. As inovações no setor de embalagens têm avançado muito nesse caminho. Quais têm sido as ações da Klabin nesse âmbito?

André De Marco – A sustentabilidade e a tecnologia são pilares fundamentais para a atuação da Klabin e, por isso, investimos constantemente em oportunidades de substituição do uso de insumos de origem fóssil na cadeia de embalagens. Nossos papéis são provenientes de fonte renovável, produzidos a partir de florestas plantadas e certificadas, sendo recicláveis e biodegradáveis. Além disso, fazemos parte de uma cadeia de reciclagem bastante estabelecida.

Neste cenário, a Klabin tem avançado no desenvolvimento de soluções que permitem a substituição e/ou a redução do plástico nas embalagens. Os estudos são focados tanto em pesquisas para o desenvolvimento de novas barreiras, ou ainda de tecnologias para aplicação das mesmas. Os investimentos começam nos equipamentos, como a Máquina de Papel 28, instalada na Unidade Puma (PR), que iniciou sua produção em 2023 e tem como foco o mercado de papel-cartão – material utilizado em embalagens cartonadas e até para substituição de embalagens de outros materiais de fontes não renováveis –; e a máquina para aplicação de barreira dispersível a base d’água no papel-cartão, instalada na Unidade Monte Alegre (PR), capaz de oferecer barreira à água, à vapor de água e à gordura, sem perder as caraterísticas de reciclagem e compostagem originais do papel.

NPP – Especificamente para a questão das embalagens impermeáveis e que suportam altas ou baixas temperaturas, a Klabin já conseguiu desenvolver produtos que não necessitam mais do plástico? Se sim, como se deu o processo de pesquisa e desenvolvimento desse papel? Qual foi a alternativa para substituir o plástico? Pode nos contar um pouco mais sobre essa tecnologia?

André De Marco – O Klafold FZ® é um produto que, por exemplo, foi desenvolvido pela Klabin há mais de 10 anos e permitiu dispensar a aplicação de plástico que antes era associado ao papel-cartão. O tratamento que este papel-cartão recebe, associado à aplicação de uma barreira mais sustentável, resistente à água, permite a manutenção das propriedades de estrutura da embalagem, mesmo quando submetido a condições mais severas na cadeia do produto embalado. Maior facilidade de reciclagem, a não geração de subprodutos como o plástico e a facilidade de reciclagem, mesmo quando submetido a processos mais simples para este fim, também são vantagens do Klafold FZ®, além, é claro, do fato de o tratamento com barreira ser realizado na Klabin, sem a necessidade de utilizar terceiros na cadeia produtiva do cartão. Esta solução tem sido amplamente utilizada no segmento de alimentos resfriados e congelados, como pizza, nugget, hambúrguer, carne, pescado, embutido, nas principais indústrias de alimentos.

NPP – A mudança impactou no valor das embalagens?

André De Marco – O uso de tecnologias mais modernas agrega muito mais valor aos produtos finais, tanto na cadeia produtiva e de consumo, como a longo prazo na sociedade. Cabe destacar que a sustentabilidade deve ser vista como o caminho a ser seguido para que possamos mitigar os efeitos do consumo ao planeta. Dessa forma, ressalto que tais mudanças agregam valor aos produtos, pois os mantém em perfeito estado no ponto de venda e na cadeia de distribuição, assim como por todo benefício na cadeia de reciclagem.

NPP – Como tem sido o aceite dessas embalagens pelo mercado?

André De Marco – O Klafold FZ® é um produto consolidado, presente no mercado há mais de 10 anos e que passa por evoluções recorrentes, principalmente com relação ao nível de proteção dos produtos, produtividade e estrutura final da embalagem. O resultado disso tudo é o sucesso que tem no mercado, estando associado às principais e mais exigentes marcas do segmento.

NPP – Existem outras tecnologias no campo de embalagens em geral sendo desenvolvidas pela Klabin?

André De Marco – Sim, sem dúvida. Após investimentos constantes em equipamentos, pesquisas e testes em clientes espalhados pelo mundo, já temos outros dois produtos com barreiras se consolidando: o KlaCup Bio®, papel-cartão para copos, que dispensa a aplicação de polietileno; e o Klafold GB®, papel-cartão que apresenta barreira à gordura.

Vale ressaltar que o Klafold GB® já tem casos de sucesso em clientes no mercado internacional, por permitir o contato direto com alimentos, dispensando a necessidade de utilização de uma embalagem plástica, que antes era colocada dentro da embalagem de papel-cartão. Ou seja, neste caso, o plástico foi eliminado tanto do papel-cartão usado como embalagem secundária, quanto na embalagem primária, interna, tornando-a única.

Reforço aqui que o Klafold GB® e o KlaCup Bio® também apresentam os mesmos benefícios citados acima para o Klafold FZ®, quanto à cadeia de reciclagem bem estruturada, com relação à sua reciclabilidade e biodegradabilidade, além da estrutura diferenciada que cada papel-cartão Klabin apresenta.

Leia mais sobre embalagens:

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades