As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Lubrizol e Suzano apresentam o inovador Carbopol® Biosense polymer

Feito com celulose microfibrilada, lançamento oferece diferenciais à indústria cosmética ao aliar alta performance a sustentabilidade

A Lubrizol apresentou na manhã desta segunda-feira (24.03) um produto revolucionário, desenvolvido em parceria com a Suzano: o Carbopol® Biosense polymer, primeiro ingrediente biodegradável da linha Carbopol®, utilizada para melhorar a viscosidade e a consistência na composição de produtos como gel para cabelos, loções corporais, gel hidratante, shampoos, protetores solares, produtos farmacêuticos e de cuidado com a casa.

Notícia continua após o anúncio

Fabricado a partir da celulose microfibrilada (MFC) produzida pela Suzano, o Carbopol® Biosense polymer apresenta o diferencial de aliar alta performance a sustentabilidade. “O novo ingrediente é resultado de um trabalho feito a quatro mãos. Ele permitirá a criação de formulações inovadoras para o mercado de beleza, incluindo cuidados com a pele e proteção solar, como séruns, cremes e loções.

O produto também se destaca pela capacidade de substituir elastômeros de silicone, proporcionando uma experiência tátil de alta performance comparável aos sintéticos, sem comprometer os benefícios naturais e sustentáveis das formulações”, elencou Bernardo Medeiros, vice-presidente global da Lubrizol Life Science e vice-presidente da Lubrizol na América Latina, no evento de pré-lançamento promovido em São Paulo (SP).

Medeiros ainda revelou que um estudo conduzido com 30 consumidores concluiu que não se pode identificar diferenças em formulações que usam elastômeros de silicones e o Carbopol® BioSense polymer — fato que ele definiu como “algo extremamente único e inovador para o mercado”.

A parceria firmada entre Lubrizol e Suzano foi essencial para transformar o potencial da MFC ao mercado de cosméticos em realidade. Enquanto a Lubrizol trouxe sua expertise técnica no desenvolvimento de modificadores reológicos e sua compreensão das necessidades do mercado cosmético, a Suzano contribuiu com sua estrutura produtiva e florestal, de P&D, além de profundo conhecimento da biomassa de eucalipto e ampla experiência no desenvolvimento de biomateriais celulósicos.

“O trabalho conjunto combina nossas competências complementares e diferenciadas para entregar uma solução disruptiva, que redefine os padrões da indústria de cosméticos, e está alinhado ao nosso propósito de Renovar a Vida a partir da Árvore”, comentou Miguel Sieh, diretor de Novos Negócios da Suzano, sobre a solução que traduz a combinação de inovação com sustentabilidade.

Unidas pelo propósito de co-desenvolver produtos voltados não só ao cuidado das pessoas como também do planeta, as equipes de ambas as empresas exploraram as sinergias advindas da parceria desde o primeiro contato, como revelou Heloisa Ramires, gerente executiva de Pesquisa e Desenvolvimento da Suzano. “Durante os últimos cinco anos, os nossos times de P&D se dedicaram a superar desafios e percorrer as inúmeras fases do projeto para chegar ao estágio bem-sucedido que atingimos hoje, sempre em linha com as demandas do mercado.”

Demanda do mercado por produtos mais sustentáveis na visão da Lubrizol

A iniciativa de unir desempenho técnico e sustentabilidade vem atraindo o interesse dos principais players do setor cosmético global. “A busca por práticas e produtos mais sustentáveis deixou de ser uma tendência para se firmar como realidade.

Lubrizol/Suzano
Foto: Caroline Martin

Atualmente, o mercado cosmético visa à performance de alto nível com um custo-benefício adequado para o consumidor, mas principalmente entende que a biodegrabilidade e os demais aspectos ligados à sustentabilidade são indispensáveis à indústria química do futuro”, contextualizou Renata Solfredini, diretora da Lubrizol Life Science LATAM e Global Home Care.

Com mais de 98% de origem natural e certificado pela COSMOS/ECOCERT (um dos principais padrões internacionais para cosméticos naturais e orgânicos), o novo polímero atende a rigorosos padrões de sustentabilidade. O pré-lançamento no Brasil celebra não apenas o produto, mas também sua origem nacional, com matéria-prima brasileira expandindo fronteiras para mercados internacionais.

O lançamento oficial do Carbopol® BioSense polymer da Lubrizol está previsto para o início de abril, durante a feira in-cosmetics Global, realizada em Amsterdã.

LEIA TAMBÉM NO PORTAL:

Últimas Notícias

ABTCP prepara 57.º Congresso Internacional de Celulose e Papel

Pessoas e biocombustíveis pautam programação do congresso internacional de celulose e papel com caminhos estratégicos para o setor de árvores cultivadas

Microsoft e Suzano desenvolvem solução para impulsionar eficiência industrial com IA generativa

Integrada ao Microsoft Teams, a solução de IA generativa fornece informações imediatas, agiliza decisões e otimiza o trabalho de áreas de operações e engenharia

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Branded Contents

33 anos de ANDRITZ Brasil

Com visão de futuro e foco no crescimento sustentável, a ANDRITZ Brasil segue firme em seu propósito de liderar pela inovação

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades