Nos dias 13 e 14 de março, a Lwarcel Celulose foirecomendada para a manutenção da certificação FSC® – _FOREST STEWARDSHIPCOUNCIL_® de Cadeia de custódia (FSC-C007493), sendo auditada em três normasque sofreram revisões em 2017: a FSC-STD-40-004 V3-0, a FSC-STD-40-005 V3-1 e aFSC-STD-50-001 V2-0.
A certificação da cadeia de custódia, fornece osrequisitos mínimos de gestão e produção dentro da organização, a fim dedemonstrar que os materiais e produtos florestais que são comprados, rotuladose vendidos como certificados FSC® são originados de florestas bem manejadas ede outras fontes controladas, e que as declarações associadas são verdadeiras eprecisas.
A auditora da Sysflor, Naiara Teodoro Zamin, querepresenta a certificadora SCS Global Services no Brasil, esteve na empresapara verificar as conformidades do processo produtivo de celulose, com foco norecebimento da madeira, atuação da área comercial, uso das marcas registradasdo FSC® e expedição de celulose, treinamentos dos colaboradores e indicadoresde saúde e segurança relativos a esse processo.
Esta foi a primeira auditoria realizada na Lwarcel apósas mudanças recentes nas normas de certificação. No mês de abril, a empresaainda será auditada na norma referente ao Manejo Florestal (FSC-C007879), paraa qual são avaliados documentos, condição das operações de campo, cuidadosambientais e relacionamento com as comunidades do entorno das unidades demanejo florestal.
Na reunião de fechamento, a auditora destacou trêsfatores principais durante o processo que credenciaram a Lwarcel a receber amanutenção da certificação: a organização das informações, a agilidade na buscae a facilidade com que tais informações eram encontradas.
“O processo de auditoria foi facilitado, pois alémdo enorme engajamento e comprometimento das equipes para preparar e apresentaras informações e dados necessários, a empresa se mostrou amplamente estruturadae organizada. Inclusive, nas respostas às perguntas que fizemos sobre diversositens. Em resumo, a Lwarcel mostrou que está tendo um bom desempenho noatendimento aos requisitos de cadeia de custódia”, comentou Naiara T.Zamin.
De acordo com Rafhael Bussolo da Silva, Coordenador dePlanejamento e Controle Florestal da Lwarcel, o resultado da auditoria foimuito positivo e comprova que “a empresa não vem somente cumprindo ospadrões do FSC®, mas também procura sempre melhorar suas práticas, dentro docompromisso permanente com a melhoria contínua dos processos”. Ocolaborador destacou ainda o comprometimento de toda a equipe direta eindiretamente envolvida para a obtenção do bom resultado.
Fonte: Lwarcel