As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Melhoramentos completa 134 anos e anuncia sua entrada no Sistema B

Certificação global reforça o compromisso de uma das empresas mais longevas do país com sólidas práticas sociais e ambientais

A Melhoramentos – companhia de capital aberto que controla empresas do setor editorial, negócios de base florestal renovável e imobiliário – comemora seus 134 anos de atuação no Brasil marcados pelo anúncio da certificação no Sistema B, um movimento global que certifica empresas que atendem aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental, responsabilidade e transparência.

Notícia continua após o anúncio

“A nossa entrada no Sistema B reforça o compromisso de 134 anos com práticas sociais e ambientais. Além disso, marca um importante passo em nosso reposicionamento estratégico que reflete o propósito da Melhoramentos de “Fazer Crescer para Melhorar o Amanhã”, alinhando o avanço dos negócios a práticas sustentáveis e responsáveis. Entendemos que fazer parte do Sistema B confirma que temos propriedade no que fazemos e sabemos que estamos em uma jornada em busca de gerar um impacto cada vez mais positivo”, afirma o CEO da Melhoramentos, Rafael Gibini.

“A certificação abrange as três empresas do grupo: Melhoramentos Florestal, Editora Melhoramentos e Altea, do setor de desenvolvimento imobiliário. A decisão de buscar a certificação do Sistema B foi motivada pelo desejo da companhia de unir-se a líderes globais em práticas empresariais responsáveis, fortalecendo um movimento que incentiva e inspira empresas a promover uma economia mais justa e inclusiva, além de servir como uma ferramenta para seguir aprimorando seus processos.


Para ser certificada, a Melhoramentos precisou atingir uma pontuação mínima em cinco critérios principais: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente. A empresa passou por um rigoroso processo de avaliação, incluindo o preenchimento da Avaliação de Impacto B (BIA), que analisa o impacto social e ambiental de forma holística.

Para a diretora Jurídica, de Pessoas e Sustentabilidade, Karin Neves, a conquista da certificação do Sistema B, é resultado do conjunto de práticas integradas que envolvem todos os pilares avaliados. A recertificação, que ocorre a cada três anos, incentivará a Melhoramentos a continuar evoluindo e gerando um impacto positivo cada vez maior. “Com o Sistema B, temos uma base sólida para aprimorar nossas práticas e assegurar que estamos no caminho certo”, reforça a executiva.

Melhoramentos: fazer crescer para melhorar o amanhã há 134 anos

Fundada como Companhia Melhoramentos de São Paulo em 12 de setembro de 1890, a Melhoramentos chega aos 134 anos como uma das mais longevas empresas em atividades no Brasil. Com uma sólida governança, representada por um conselho com membros independentes e da 3ª e 4ª gerações da família fundadora, acumula uma lista de pioneirismos e inovações que se fundem com a história do país e foca na agenda ESG (meio ambiente, social e governança, em português) como estratégia para continuar o crescimento sustentável.

Com sede em São Paulo e unidades nas cidades de Camanducaia (MG), Bragança Paulista (SP) e Caieiras (SP), a Melhoramentos posiciona-se como agente de transformação no mundo, realizando, empreendendo e sendo protagonista do futuro em seus negócios, comprometida com o desenvolvimento sustentável do País.


Um marco na inovação: nova fábrica de embalagens produzidas a partir de fibras de celulose

A Melhoramentos anunciou recentemente a construção de uma fábrica de embalagens inovadoras, feitas de fibra de celulose. Com um investimento inicial de R$ 40 milhões, apoiado pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a empresa reforça seu compromisso com a inovação e o meio ambiente. A fábrica localizada em Camanducaia, Sul de Minas Gerais, onde a Melhoramentos opera há mais de 80 anos, e produzirá a partir do início de 2025 embalagens 100% compostáveis, feitas de matéria-prima renovável que se decompõe em até 75 dias.

Muito antes de existir o conceito ESG ou mesmo o de responsabilidade social, a Melhoramentos – companhia mutinegócios de capital aberto que controla empresas do setor editorial, de fibras de alto rendimento e imobiliário – já entendia seu papel de cuidar do seu entorno. Acompanhe as iniciativas da empresa no Relatório de Sustentabilidade 2023 (clique aqui).

Fonte: Melhoramentos

Últimas Notícias

Suzano conquista certificações para lignina kraft e celulose microfibrilada

Os bioprodutos Ecolig® e Biofiber® produzidos pela companhia foram certificados pelo USDA e aprovados pelos padrões da norma COSMOS/ECOCERT

Suzano realiza Parada Geral nas duas fábricas de Três Lagoas

A manutenção na unidade da Suzano irá ocorrer de 8/01 a 4/02 e deve envolver mais de dois mil profissionais, muitos deles de outras regiões do País

Desempenho do setor de celulose nas exportações e importações em 2024

Nas exportações de 2024 os resultados foram de queda de -11,0% em Agropecuária; crescimento de 2,4% em Indústria Extrativa e de 2,7% em Indústria de Transformação

Branded Contents

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Expositores ABTCP 2024 em Destaque

Descubra as soluções inovadoras dos expositores ABTCP 2024 e suas contribuições para a indústria

VEOLIA possui soluções inovadoras e sustentáveis para a Indústria de Papel e Celulose

Com mais de 17 mil colaboradores globalmente, a Veolia Water Technologies resolve os mais complexos desafios relacionados com a sustentabilidade da água

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades