As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Melhoramentos anuncia nova fábrica de embalagens sustentáveis em Minas Gerais

A planta industrial será localizada no município de Camanducaia, em Minhas Gerais, e a companhia estima que passará a operar no início de 2025

A Companhia Melhoramentos de São Paulo (B3: MSPA3 e MSPA4) divulgou hoje, 13/06, um fato relevante ao mercado, informando sobre a construção de uma nova fábrica dedicada à produção de embalagens sustentáveis. Localizada em Camanducaia, Minas Gerais, a planta industrial tem previsão de início de operações para o começo de 2025. Com um investimento inicial de R$ 40 milhões, a nova fábrica será voltada inicialmente para a indústria alimentícia. As embalagens sustentáveis produzidas na nova unidade apresentarão atributos técnicos diferenciados e reduzirão o impacto ambiental tanto no processo produtivo quanto na destinação final.

Notícia continua após o anúncio

Esse investimento estratégico marca a entrada da Melhoramentos em um novo mercado, utilizando a fibra de celulose produzida pela Melhoramentos Florestal, empresa controlada pela Companhia, como um dos principais insumos. A iniciativa também amplia as possibilidades de uso desse material.

Com capacidade inicial de produção de 60 milhões de embalagens anuais, a fábrica tem previsão de expansão e iniciará operações no primeiro trimestre de 2025, gerando inicialmente 40 novos empregos na região. O projeto foi desenvolvido em parceria com a startup israelense W-Cycle, especialista em soluções de embalagens sustentáveis, garantindo um design personalizado e competitivo em custo.

Além de seu compromisso ambiental, a Melhoramentos destaca a produção local como um diferencial estratégico. A fábrica no Brasil garante um abastecimento seguro e ágil para os grandes players do mercado nacional, fortalecendo a cadeia produtiva e oferecendo soluções rápidas e eficientes.

O financiamento para o projeto será realizado com recursos próprios da Companhia, complementados por um financiamento contratado junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

“Estamos muito entusiasmados com este novo passo na trajetória da Companhia Melhoramentos, que representa um avanço significativo em nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação”, declarou Rafael Gibini, Diretor de Relações com Investidores da Companhia.

Embalagens Sustentáveis

As embalagens são projetadas para resistir à gordura, umidade e temperaturas extremas, podendo ser usadas desde o freezer até o forno a 220 graus, substituindo com eficiência o plástico de uso único.

“Com mais de 130 anos de história no Brasil, a Melhoramentos reafirma seu papel transformador ao introduzir no mercado uma solução sustentável em larga escala para o setor de embalagens. Este lançamento amplia nosso portfólio de produtos de base florestal, impulsionando ainda mais a diversificação, inovação e sustentabilidade”, destaca Rafael Gibini, CEO da Melhoramentos.

Outro fator crucial é a integração vertical da Melhoramentos na produção de madeira e celulose, permitindo o desenvolvimento de embalagens a um custo competitivo em relação ao plástico. Este modelo de produção integrado garante não apenas a sustentabilidade, mas também a viabilidade econômica para clientes e parceiros.

Esta iniciativa faz parte do reposicionamento estratégico da Melhoramentos, que inclui o lançamento de Altea, focada em desenvolvimento imobiliário sustentável, e a reestruturação do modelo de negócios editorial com a expansão para produtos digitais.

“Os seres humanos produzem cerca de 400 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano, sendo metade destinada a embalagens de uso único que poluem aterros, rios e oceanos. As embalagens de fibra de celulose da Melhoramentos representam uma mudança significativa para um futuro mais sustentável, facilitando a reutilização, reciclagem ou compostagem”, afirma Carolina Alcoforado, diretora de Novos Negócios e Inovação da Melhoramentos.

Você também pode gostar de:

Melhoramentos lança a Altea

Melhoramentos: crescimento de EBITDA em 2023 impulsiona projetos em 2024

Com dados da Melhoramentos

Últimas Notícias

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Ibema economiza 6 mil litros de água por hora com monitoramento e reparos

Por meio do Sistema de Excelência Ibema, companhia estabeleceu um grupo de trabalho para reduzir o consumo de água por meio de boas práticas e conscientização

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades