As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Mondi É Autossuficiente Em Energia Com Turbina Tgm

Um dos projetos diferenciados desenvolvido pela TGM para geração de energia elétrica, utilizando turbinas a vapor é o da Mondi – Unidade Richards Bay, na África do Sul. O Grupo do ramo internacional de celulose e papel possui operações em 30 países, atua na área de “Forestry&Pulp” e é reconhecida por suas práticas de trabalhos sustentáveis, as quais já renderam Prêmios e certificados por tornar seus produtos mais eficientes em termos de eco.
 
Ao adquirir uma turbina de condensação com extração e tomadas controladas modelo CTE63, 48,8 MW de potência, com 3.000 rpm, acionando direto um gerador (sem necessidade de redutor), a empresa alcançou um novo patamar tecnológico e mercadológico, no qual poucas empresas no mundo atuam. Tal projeto consolida o reconhecimento internacional da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela TGM.
 
O Grupo Mondi já possuía na Unidade da Bulgária uma turbina de condensação com dupla extração modelo CTEE40, 17,7 MW de potência, com 6.800 rpm e acionando um gerador. Atualmente, este equipamento ocupa o lugar de duas turbinas, que eram ineficientes para a operação do cliente.
 
Segundo Bruno Gallati, responsável pelo Planejamento e Controle de Produção da TGM, “a compra de outro equipamento TGM pelo Grupo só vem confirmar a qualidade do produto e reafirmar a eficácia das soluções geradas pela área técnica de soluções que foram estudadas, avaliadas e aplicados conceitos e tecnologias buscando economia com responsabilidade social e ambiental para um mercado especial e exigente como este de Papel e Celulose”, disse.
 
Para o gerente comercial da TGM, Marcelo Severi, esta é mais uma solução que a TGM oferece para a implantação de indústrias e termelétricas. “A TGM é considerada a maior empresa de redutores e turbinas a vapor da América Latina e uma das maiores na fabricação de turbinas e serviços para o setor de celulose e papel”, disse Severi.
 
O setor de Celulose e Papel está na lista dos sistemas produtivos que mais consomem energia elétrica. Muitos investimentos estão sendo feitos em autossuficiência em energia, reduzindo ou eliminando a dependência externa. Aliado a isso, comentou Severi, “os investimentos em tecnologia têm buscado aumentar a eficiência de conversão. Prova disso, são as turbinas que proporcionam maior rendimento e soluções especializadas para autossuficiência e exportação do excedente”.
 
Várias empresas no mundo adotam as turbinas, redutores e serviços TGM tais como: BSC, Camabará, Cenibra, Fibria, International Paper, Iguaçú, Irani, Lwarcel, Klabin, Paraibuna, Santa Maria, Nobrecel, Orsa e Rigesa fazem parte do portfólio de atendimento da empresa no Brasil e no exterior cita-se AEE, Albbruck, Celulosa Argentina, CPP, Fanapel, Masisa, Papel Missioneiro, Mreal, Sappi, SCA, Swedspan e outras.

Notícia continua após o anúncio

Fonte: TGM

Últimas Notícias

Suzano e Todos Pela Educação firmam parceria para fortalecer a educação pública

O acordo apoia três frentes estratégicas da organização: advocacy direto, monitoramento público e articulação da Coalizão Educação Já.

Lubrizol e Suzano apresentam o inovador Carbopol® Biosense polymer

Feito com celulose microfibrilada (MFC), lançamento da Lubrizol oferece diferenciais à indústria cosmética ao aliar alta performance a sustentabilidade

SWQPE 2025 debate inovação em celulose, papel e energia

Especialistas discutiram avanços em qualidade da madeira, polpação química e biorrefinaria no simpósio realizado na Esalq-USP

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades