A Munksjö, única fabricante de papéis decorativos da América Latina, anunciou um investimento de R$ 175 milhões (30 milhões de euros) em sua fábrica localizada em Caieiras, SP. A iniciativa, o maior aporte já realizado pela empresa no Brasil, dobrará a capacidade de produção e permitirá atender a totalidade da demanda nacional, além de melhorar a competitividade na América Latina frente aos grandes exportadores globais, especialmente os chineses.
Com mais de 100 anos de operação, a fábrica receberá novos equipamentos que prometem maior eficiência, reduzindo o consumo de água, energia e gás natural, além de minimizar resíduos e emissões. “Nos últimos quatro anos, a unidade tem recebido investimentos que a tornarão estado da arte no setor”, afirmou Richard Pino, diretor geral da Munksjö no Brasil.
O bom momento do setor de móveis e decoração, impulsionado pelo aquecimento do mercado imobiliário, contribui para as perspectivas otimistas. “O mercado de construção civil aquecido hoje reflete em mais negócios no futuro, com demandas de projetos como Minha Casa Minha Vida e shopping centers”, destacou Tadeu Souza, chefe de vendas e marketing da empresa para a América Latina.
A expansão em Caieiras também posiciona o Brasil como um potencial fornecedor global, reforçando a estratégia da Munksjö, que já opera plantas na Alemanha, Espanha, França, China e Brasil. Fundada em 1852 na Suécia, a companhia fatura 500 milhões de euros por ano, com o Brasil representando até 20% desse montante e projeção de crescimento de 15%.
Fonte: Broadcast (Cristiane Barbieri).