A Forest, reconhecida por ser a maior desagregadora de embalagens longa vida da América Latina, apresenta ao mercado o papel sulfite RevitaPrint, um papel reciclado nas cores branca e natural. O cut size da Forest é produzido a partir de celulose reciclada, ou seja, ele é fruto da economia circular. E a celulose reciclada é obtida através da desagregação das caixas longa vida pós-consumo. Esse processo de transformação acontece na unidade da Forest localizada em Telêmaco Borba, Paraná.
Diferentemente dos papéis em bobinas ou folhas, destinados à conversão em gráficas, os papéis cut size são cortados e embalados e usados principalmente em impressoras a laser e copiadoras, nas casas, escolas e escritórios.
A inovação em papéis reciclados e ecológicos está em alta, atendendo às crescentes preocupações ambientais dos consumidores e das empresas. A reciclagem é fundamental para a economia circular e para a sustentabilidade, pois reduz a necessidade de matéria-prima virgem e, consequentemente, o desmatamento. Além disso, diminui a poluição do solo e a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para a preservação ambiental.
Os principais diferenciais do produto da Forest são relacionados aos benefícios sustentáveis que ele promove, já que o RevitaPrint reduz o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos, contribui para a redução da pegada de carbono e promove práticas de reciclagem. Outro impacto importante é social, pois as embalagens pós-consumo são adquiridas de cooperativas de catadores.
“Nosso compromisso com a economia circular começa pela escolha das matérias-primas recicladas e se estende por todo o processo de produção. Acreditamos que não há mais espaço para a economia linear baseada em exploração, produção, consumo e descarte. A reciclagem é uma utilização inteligente dos recursos naturais e com impacto social positivo. E posso afirmar que o nosso papel cut size faz bem para o planeta”, comenta Leonardo Reis, Diretor de Marketing da empresa.
Segundo dados do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), em 2021 o Brasil reciclou 39,1% das embalagens longa-vida, cujo principal material é o papel-cartão. Já o índice de reciclagem geral para o papel foi 68,9% em 2020, segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel (ABTCP), fazendo o Brasil figurar entre os principais recicladores de papel do mundo.
“Apesar dos altos índices de reciclagem, ainda enfrentamos desafios, como a necessidade de melhorar a infraestrutura de coleta seletiva e a conscientização da população sobre a importância da reciclagem. E a Forest está fazendo o seu papel, investindo em pessoas, treinamentos, parcerias e máquinas para qualificar e expandir a economia circular no país”, finaliza o Diretor.
O papel sulfite A4 reciclado da Forest está disponível em pacotes de 500 folhas de 75 g/m², nas cores branco e natural. Já está em desenvolvimento a versão de 90 g/m² e o formato A3, que completarão a primeira etapa de produtos da marca RevitaPrint.
Fonte: Forest