As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Paraibuna: interdisciplinaridade marca a nova Cipa em Juiz de Fora

Equipe recém-empossada aproveitou o DDS (Diálogo Diário de Segurança), para estimular reflexões sobre saúde mental e incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis de vida em janeiro

A nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora está a pleno vapor. Formada por 18 colaboradores de diversos setores da empresa, a equipe desenvolveu um calendário anual de atividades, para a reflexão de temas relevantes que impactam nas rotinas de trabalho e, sobretudo, que valorizam a vida. No primeiro mês de 2025, o tema em destaque foi saúde mental, como forma de estimular a campanha nacional de conscientização denominada Janeiro Branco.

Notícia continua após o anúncio

“Estamos aproveitando os DDS´s (Diálogo Diário de Segurança), para falar sobre a saúde mental, tentando trazer à tona aquilo que muitas vezes não analisamos. Quando vivemos no automático, esquecemos da ferramenta, da matriz de todos os problemas que é a mente”, explica o vice-presidente da Comissão, Wellington Ribeiro da Silva, colaborador da área de gestão de contratos que foi o candidato à Cipa mais votado na última eleição.

“Nesses DDS’s temos falado com o time sobre incentivo à prática de exercício físico, ao diálogo em família e, para aqueles que estão em uma situação mais grave, fazendo uso de remédio, incentivamos a busca por atendimento médico, psicológico, para que consiga sair desse quadro de saúde”, acrescenta Wellington. “O que temos feito para dar uma desacelerada? – questiona o vice-presidente da Cipa que está bastante empolgado com a oportunidade de participar ativamente das melhorias nas rotinas operacionais.

Leia também:

Paraibuna Embalagens inova com tecnologia e eleva eficiência operacional

Paraibuna Embalagens realiza investimento nas máquinas onduladeiras

Paraibuna Embalagens amplia prática de logística reversa junto aos clientes

Segundo ele, o trabalho será feito para dar sequência à meta da Cipa anterior que era focada na redução de acidentes. Além de concluir projetos já iniciados, a equipe também planeja novas investidas. “Queremos fazer um trabalho significativo, sempre pensando no que é palpável. Então, vamos trabalhar na raiz do problema, correndo atrás de coisas que vão, de fato, fazer diferença na vida do colaborador”, observa Wellington. “A unidade de Juiz de Fora está com quase 500 colaboradores e precisamos ter acesso a todos”.

Para a Coordenadora de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, Fernanda Rocha, a diversidade de pessoas que compõem a comissão de prevenção de acidentes é indicativo de um trabalho bastante abrangente. “O time eleito é multidisciplinar, com gente de várias áreas. Eles já fizeram o treinamento e começaram a atuar. Tenho tido muitas respostas positivas sobre o trabalho do pessoal”, explica Fernanda.

Essa interdisciplinaridade entre as áreas proporcionada pelas ações das Cipas ao longo dos anos tem contribuído para ampliar a consciência no tocante ao que é segurança. “Os colaboradores hoje enxergam esse conceito de uma forma diferente, séria, comprometida”, enfatiza a coordenadora.

“Acredito que a Cipa esteja cada vez mais alinhada com o respeito à vida. Esse tem sido um trabalho gratificante, com certeza, e com caráter multiplicador”, acrescenta Fernanda. A comissão se reúne mensalmente para o planejamento das ações e, em todos os encontros um profissional do time de segurança do trabalho da empresa participa, a fim de dar o suporte necessário à solução de problemas.

Neste ano, Fernanda planeja incluir um representante da Cipa nas reuniões do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Corpo de Bombeiros, que é uma associação voluntária entre empresas e poder público, para melhorar a segurança contra incêndios e outros incidentes. “A Paraibuna Embalagens é membro do PAM, então, nosso pessoal de segurança já participa dos encontros, mas quero colocar alguém da Cipa também, para aprender mais ainda sobre o tema e agir como multiplicador entre os demais cipeiros. É uma forma de valorizar o belo trabalho que já fazem”, conclui Fernanda.

Fonte: Paraibuna Embalagens

Últimas Notícias

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Ibema economiza 6 mil litros de água por hora com monitoramento e reparos

Por meio do Sistema de Excelência Ibema, companhia estabeleceu um grupo de trabalho para reduzir o consumo de água por meio de boas práticas e conscientização

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades