As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Paraibuna: interdisciplinaridade marca a nova Cipa em Juiz de Fora

Equipe recém-empossada aproveitou o DDS (Diálogo Diário de Segurança), para estimular reflexões sobre saúde mental e incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis de vida em janeiro

A nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora está a pleno vapor. Formada por 18 colaboradores de diversos setores da empresa, a equipe desenvolveu um calendário anual de atividades, para a reflexão de temas relevantes que impactam nas rotinas de trabalho e, sobretudo, que valorizam a vida. No primeiro mês de 2025, o tema em destaque foi saúde mental, como forma de estimular a campanha nacional de conscientização denominada Janeiro Branco.

Notícia continua após o anúncio

“Estamos aproveitando os DDS´s (Diálogo Diário de Segurança), para falar sobre a saúde mental, tentando trazer à tona aquilo que muitas vezes não analisamos. Quando vivemos no automático, esquecemos da ferramenta, da matriz de todos os problemas que é a mente”, explica o vice-presidente da Comissão, Wellington Ribeiro da Silva, colaborador da área de gestão de contratos que foi o candidato à Cipa mais votado na última eleição.

“Nesses DDS’s temos falado com o time sobre incentivo à prática de exercício físico, ao diálogo em família e, para aqueles que estão em uma situação mais grave, fazendo uso de remédio, incentivamos a busca por atendimento médico, psicológico, para que consiga sair desse quadro de saúde”, acrescenta Wellington. “O que temos feito para dar uma desacelerada? – questiona o vice-presidente da Cipa que está bastante empolgado com a oportunidade de participar ativamente das melhorias nas rotinas operacionais.

Leia também:

Paraibuna Embalagens inova com tecnologia e eleva eficiência operacional

Paraibuna Embalagens realiza investimento nas máquinas onduladeiras

Paraibuna Embalagens amplia prática de logística reversa junto aos clientes

Segundo ele, o trabalho será feito para dar sequência à meta da Cipa anterior que era focada na redução de acidentes. Além de concluir projetos já iniciados, a equipe também planeja novas investidas. “Queremos fazer um trabalho significativo, sempre pensando no que é palpável. Então, vamos trabalhar na raiz do problema, correndo atrás de coisas que vão, de fato, fazer diferença na vida do colaborador”, observa Wellington. “A unidade de Juiz de Fora está com quase 500 colaboradores e precisamos ter acesso a todos”.

Para a Coordenadora de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, Fernanda Rocha, a diversidade de pessoas que compõem a comissão de prevenção de acidentes é indicativo de um trabalho bastante abrangente. “O time eleito é multidisciplinar, com gente de várias áreas. Eles já fizeram o treinamento e começaram a atuar. Tenho tido muitas respostas positivas sobre o trabalho do pessoal”, explica Fernanda.

Essa interdisciplinaridade entre as áreas proporcionada pelas ações das Cipas ao longo dos anos tem contribuído para ampliar a consciência no tocante ao que é segurança. “Os colaboradores hoje enxergam esse conceito de uma forma diferente, séria, comprometida”, enfatiza a coordenadora.

“Acredito que a Cipa esteja cada vez mais alinhada com o respeito à vida. Esse tem sido um trabalho gratificante, com certeza, e com caráter multiplicador”, acrescenta Fernanda. A comissão se reúne mensalmente para o planejamento das ações e, em todos os encontros um profissional do time de segurança do trabalho da empresa participa, a fim de dar o suporte necessário à solução de problemas.

Neste ano, Fernanda planeja incluir um representante da Cipa nas reuniões do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Corpo de Bombeiros, que é uma associação voluntária entre empresas e poder público, para melhorar a segurança contra incêndios e outros incidentes. “A Paraibuna Embalagens é membro do PAM, então, nosso pessoal de segurança já participa dos encontros, mas quero colocar alguém da Cipa também, para aprender mais ainda sobre o tema e agir como multiplicador entre os demais cipeiros. É uma forma de valorizar o belo trabalho que já fazem”, conclui Fernanda.

Fonte: Paraibuna Embalagens

Últimas Notícias

Tarifaço: os possíveis impactos da decisão de Donald Trump para o setor de celulose no Brasil

Especialistas explicam os efeitos que a tarifa de 50% imposta por Trump sobre produtos brasileiros pode gerar para o comércio exterior do Brasil

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades