As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Plataforma tecnológica Vytal inova processo de logística reversa e a economia circular

Atualmente com foco no mercado de alimentos e bebidas, o projeto será um dos cases apresentados durante o Fórum Abre de Sustentabilidade que acontece em 24 e 25 de abril, em São Paulo e traz o empreendedor como palestrante presencialmente

Tim Breker é cofundador e diretor administrativo da VYTAL, uma plataforma tecnológica alemã voltada para a economia circular que agrega valor das embalagens reutilizáveis, com foco atual no segmento de embalagens de alimentos e bebidas prontas para consumo em eventos e na gastronomia. Até agora já foram vendidos mais de 51 milhões de euros em recipientes com tecnologia Vytal.

Notícia continua após o anúncio

A palestra de Tim do Fórum Abre de Sustentabilidade fala sobre “Inovando para um Futuro Sustentável: O Papel dos Sistemas Digitais Reutilizáveis no Combate ao Desperdício de Embalagens”. Ele vai apresentar como a Vytal aproveita a tecnologia para impulsionar a geração de valor de embalagens reutilizáveis e sua adoção nos casos de uso, compartilhando insights de sucesso na Europa e o potencial de implementação de sistemas semelhantes globalmente, inclusive no Brasil.

Originário de Colônia, na Alemanha, Tim Breker estudou Administração, Políticas Públicas e Psicologia Sociocognitiva antes de trabalhar no Boston Consulting Group. Tim é apaixonado por empreendedorismo e, com seu primeiro negócio, construiu uma rede de franquias de quiosques escolares administrados por estudantes, ensinando business e empreendedorismo a adolescentes.

A plataforma tecnológica para embalagens reutilizáveis da Vytal foi iniciada em 2019 e a empresa foi fundada em 2020. O objetivo da Vytal é criar o maior sistema digital e sem depósito do mundo para embalagens reutilizáveis serializadas. A proposta é tornar o uso de embalagens reutilizáveis conveniente, eficiente e agradável.

Basicamente o que a tecnologia propõe é integrar-se perfeitamente nos processos e sistemas B2B existentes, bem como no comportamento do consumidor.  A Vytal pretende fornecer um sistema operacional baseado em dados e software para a economia circular, a fim de resolver o problema mundial de embalagens descartáveis.

“Ao implementar incentivos psicológicos em vez de um sistema de depósito, comprovamos que alcançamos uma taxa de retorno superior a 99%, tornando a Vytal mais eficiente do que o sistema alemão de depósito de garrafas e significativamente mais ecológica do que outras soluções”, conta Breker. A chave, afirma, é a serialização de recipientes que permite a rastreabilidade individual em toda a cadeia de valor das embalagens circulares e permite que as partes interessadas contribuam ativamente para uma eficiência maximizada.

A Vytal é voltada a um público vasto, incluindo consumidores que procuram opções sustentáveis de comida para take-away e delivery, parceiros gastronómicos como restaurantes, cafés e cantinas, bem como organizadores de eventos e a indústria do entretenimento.

O projeto foi iniciado com empresas e consumidores ecologicamente conscientes, e a Vytal avança a passos largos em direção aos consumidores e empresas do mercado de massa como restaurantes de serviço rápido e redes de cafés.

De acordo com o idealizador da Vytal, a reciclagem não resolverá a crise global dos resíduos. “Precisamos dimensionar soluções que estejam acima da reciclagem na hierarquia de resíduos, como medidas de prevenção e redução.”, conta o criador da startup.  Até agora, a Vytal já substituiu quase 10 milhões de recipientes descartáveis.

Na Europa, o mercado de food service tem caminhado cada vez mais para a logística reversa de embalagens, adotando sistemas de embalagens reutilizáveis, como o Vytal, e integrando princípios de economia circular.

Estas iniciativas são impulsionadas pelas crescentes pressões regulamentares, pela busca da sustentabilidade por parte dos consumidores e pelos benefícios económicos inerentes à redução dos resíduos. A procura por opções de embalagens mais sustentáveis tem crescido e espera-se que continue à medida que aumenta a consciencialização sobre as questões ambientais.

“Os consumidores estão mais conscientes das suas decisões no impacto do planeta e procuram ativamente alternativas que se alinhem com valores mais sustentáveis. Esta tendência não é apenas um poderoso motor de mudança na indústria de embalagens, mas também representa uma oportunidade significativa para inovação e crescimento no setor”, conta Tim.

Serviço:
24 e 25 de abril de 2024
Das 8h30 às 17h30
Vila dos Ipês – São Paulo

Avenida Mofarrej, 1505 – Vila Leopoldina – São Paulo – SP
(estacionamento no local)

Fórum ABRE de Sustentabilidade 2024

Fonte: ABRE

Últimas Notícias

Olimpíadas de Paris já tem vitória na sustentabilidade

Camas de papelão e edifícios de madeira são algumas das novidades da Vila Olímpica

Cristiano Teixeira, CEO da Klabin, é nomeado CEO do Ano da Fastmarkets LatAm

O prêmio será entregue na 19ª Conferência Anual de Produtos Florestais da América Latina da Fastmarkets

Eldorado amplia monitoramento 24h de florestas e reduz incêndios em 88%

Eldorado reduz incêndios florestais em 88% em 2023 com tecnologia avançada e treinamento.Monitoramento 24h, câmeras AI e capacitação comunitária são os pilares

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades