As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Programa ‘Onboarding’ da Melhoramentos inaugura conceito de integração de novos colaboradores

Com duração de seis meses, o programa de "boas-vindas" aos novos colaboradores inicia com um telefonema do gestor para parabenizar o novo colaborador. O resultado é um processo mais humanizado e com melhor engajamento

Criado para integrar novos colaboradores na empresa, o programa Onboarding da Melhoramentos – companhia de capital aberto que controla empresas dos setores editorial, negócios de base florestal renovável e imobiliário – inaugura um novo conceito de “boas-vindas” que inicia antes mesmo da admissão e tem a duração de seis meses. Este programa visa transmitir o senso de acolhimento, pertencimento e apresentar a história centenária da companhia, garantindo que cada novo profissional se sinta parte integrante da cultura da empresa. O Programa Onboarding da Melhoramentos acontece com as seguintes etapas:

Notícia continua após o anúncio
  • Pré-Admissão: a notícia da contratação é realizada diretamente pelo futuro gestor do colaborador. Na sequência, a equipe de Recursos Humanos inicia o processo de integração parabenizando os novos colaboradores pela sua aceitação e fornecendo orientações detalhadas para garantir uma transição suave antes do primeiro dia de trabalho.
  • Dia “D”: no primeiro dia, os novos colaboradores participam de uma integração institucional, recebem um kit de boas-vindas e são apresentados às diversas áreas da empresa.
  • Mês de Admissão: durante o primeiro mês, os novos colaboradores participam de integrações adicionais com as áreas de SESMT (Segurança e Medicina do Trabalho) e Compliance, para conhecerem os procedimentos e políticas da empresa.
  • Dois Meses Após Admissão: integração especial com o CEO para se aprofundar na cultura da empresa, as expectativas e estratégias corporativas. Além disso, são realizados alinhamentos de expectativas e avaliações de experiência para garantir a satisfação dos colaboradores.
  • Padrinho: antes da entrada do novo colaborador, o gestor indica um padrinho para ajudá-lo no primeiro dia de trabalho. É uma pessoa indicada para acolher o novo colaborador, mostrar o dia a dia, as instalações, apresentar a equipe, os sistemas e integrá-lo também durante o horário de almoço. Tudo para o novo colaborador se sentir confortável em seus primeiros dias.

Além dessas etapas, novos colaboradores com cargo de gestão também passam por uma formação para conhecer sistemas de gestão, conversas de carreira e feedback. A Integração do novo líder vem para acelerar o processo de transição, trazendo à tona questões, expectativas e preocupações desde o início. É uma dinâmica conduzida pelo time de Pessoas com o novo líder e a sua equipe direta em até 90 dias após a sua admissão.

De acordo com a diretora Jurídica, de Pessoas e Sustentabilidade, Karin Neves, os diferenciais do Onboarding estão no acolhimento, na interação direta com o CEO e na abordagem inclusiva. Além disso, ele é parte do ‘Programa Movimentos’, criado para fortalecer a cultura e os valores da empresa, promover bem-estar e engajamento, com a participação de colaboradores voluntários de diversas áreas e unidades com o objetivo de envolvê-los e mostrar a importância de cada pessoa para a companhia.

“Os benefícios gerados pelo Programa Onboarding da Melhoramentos incluem colaboradores mais felizes e engajados, além da aceleração no processo de integração e uma forte identificação com a cultura e valores da empresa. Acreditamos que uma experiência positiva logo na integração, não apenas retém talentos, mas inspira os colaboradores a recomendarem a empresa a outros profissionais. É o senso de pertencimento que constrói e contribui para manter um clima organizacional acolhedor, promovendo a produtividade e a inovação”, destaca a diretora.

Para o CEO da Melhoramentos, Rafael Gibini, o Onboarding tem uma relevante importância na construção de uma equipe coesa e comprometida. “Uma integração eficaz é fundamental para garantir o sucesso a longo prazo de nossos colaboradores e da empresa como um todo e ainda reforça nosso compromisso com a excelência no desenvolvimento e suporte do time”, reforça Rafael Gibini.

A Melhoramentos conquistou em 2023, o selo Great Place to Work Brasil (GPTW), como ‘Excelente Lugar para Trabalhar‘, pela holding e pela unidade de negócios Florestal, que atua no cultivo e manejo de florestas e na produção de fibras de celulose de alto rendimento.

Vagas

Acompanhe as vagas pelo LinkedIn – https://www.linkedin.com/company/ciamelhoramentos/jobs/, ou envie o currículo para o email [email protected].

Fonte: Melhoramentos

Últimas Notícias

Quem é a Lenzing? Como ela impulsionará a participação da Suzano no mercado de fibras têxteis?

Suzano expande no mercado de celulose têxtil com aquisição de 15% da Lenzing e nova unidade de produção da Woodspin para fibras sustentáveis

Irani investe mais de R$ 18 milhões em plataformas de PD&I

Projetos da Irani em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) focam em inovações que abrangem o segmento de papel, embalagem, florestal e meio ambiente

Irani Papel e Embalagem avalia novo ciclo de investimentos

Irani avalia projeto "Plataforma Neos", com expansão da base florestal, aumento da produção de celulose de fibra longa, papel para embalagens e papelão ondulado

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades