As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Projeto Agrícola Da Cenibra Produz 100 Ton/Ano

Em Ipaba, pequenos produtores rurais têm utilizado terras disponibilizadas pela CENIBRA para produzir cerca de 100 toneladas de alimentos por ano. Atuando em conjunto no Projeto Santa Marta, os 139 agricultores familiares se beneficiam da parceria do Instituto CENIBRA com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Prefeitura Municipal. 
 
Na parceria, a CENIBRA faz a cessão de 68 hectares de área própria para plantio, onde são produzidos milho, mandioca, feijão, bananas e hortaliças. Do preparo e cultivo à colheita e distribuição, a responsabilidade é dos agricultores familiares parceiros, que extraem dessa atividade trabalho e renda para a família. A orientação técnica é feita pela Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
 
A produtora agrícola Iolanda Vieira de Barros, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipaba, conta que o carro-chefe da produção local é o milho, cuja colheita deste ano deve render pelo menos 80 toneladas. Outros produtos de destaque são a mandioca (dez toneladas), a banana (cinco toneladas) e o feijão (três toneladas). 
 
A produção serve para abastecer o mercado regional, como feiras, comércios e fazendas. Além disso, o percentual de 10% da produção é repassado diretamente a entidades assistenciais de Ipaba, provendo alimentos para famílias de baixa renda. “A nossa parceria gera muitas coisas boas para o município. A CENIBRA tem sido uma mãe para nós, produtores rurais”, elogia Iolanda. 
 
Atualmente, o Instituto CENIBRA mantém parcerias agrícolas em cinco municípios: Belo Oriente, Ipaba, Caratinga, Virginópolis e Coluna. São cerca de 225 hectares que beneficiam aproximadamente 380 famílias. A iniciativa gera alternativas de trabalho a produtores rurais e ajuda na fixação da população no campo.

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades