Para uma indústria de papel reciclado para embalagens do porte da Ramenzoni, em Cordeirópolis (SP), com uma produção média anual de 85 mil toneladas , qualquer variação da tensão elétrica pode interromper a produção por até duas horas, conta a CEO, Kristina Ramenzoni.
Durante chuvas e trovoadas, como as que castigaram o Estado de São Paulo ao final de agosto, a empresa chega a sofrer até 15 interrupções de produção em um único dia devido às variações de carga (picos e vales) na rede elétrica.
Na prática, o pesadelo das variações de tensão – ainda que de alguns poucos segundos – traduz-se não apenas na diminuição da produtividade, como, também, na queima ou no desgaste de equipamentos decorrente das instabilidades do sistema elétrico.
“A solução que estamos importando para harmonizar a rede elétrica nos permitirá monitorar melhor como se comporta o nosso sistema elétrico em cada setor da fábrica, evitar variações de carga elétrica que provoquem danos ou interrupções, e saber quanto cada um deles gasta com energia”, informa a empresária. Melhor ainda: ele deverá nos garantir uma economia na conta de eletricidade de 10%, acredita ela.
Para além do Mercado Livre
A CEO explica, também, que a economia no consumo de energia é crítica na Ramenzoni, já que a indústria de produção de papel reciclado consome 4.200 MWh mensais. A busca por constantes economias na conta de luz é antiga. “A Migratio nos salvou lá atrás, em 2016 nos levando para o Mercado Livre, onde conquistamos reduções médias de 30% no custo da eletricidade em relação ao mercado cativo. E, agora, segue nos oferecendo outras soluções para nossos desafios de energia”, diz ela. “Isso é muito relevante, pois o custo da energia pode chegar a um terço do custo da produção de papel”, detalha.
Eficiência energética
O projeto de filtros de distorções harmônicas na Ramenzoni é o primeiro contrato resultante da parceria da Optimus Solutions BR com a Migratio. Fábio Saldanha, sócio-diretor da Migratio, comemora a nova frente de negócios da empresa, apresentada ao mercado durante o 3º Encontro Migratio de Energia e Gás (EMEG) para Campinas e região, em 17 de setembro.
“A distorção harmônica”, explica o sócio diretor da Migratio, “é uma anomalia no nível de potência da rede elétrica que pode causar problemas em equipamentos sensíveis, como perda de dados e queima de componentes.”
“Essa parceria com o grupo norte-americano especializado em soluções de engenharia e consultoria para data centers, nos quais a eletricidade é um elemento crítico, vem num momento estratégico de consolidação da Migratio no mercado”, diz ele. Segundo Saldanha, agora será possível ampliar a oferta da Migratio com múltiplas soluções voltadas aos consumidores de energia. “Com a Optimus Solutions BR, vamos atender a diversas demandas de eficiência energética”, resume.
Gerenciamento aprimorado
Anand Hemnani, presidente da Optimus Solutions BR, explica que a empresa tem uma área dedicada, com a oferta de um gerenciador de qualidade de energia que elimina distorções harmônicas na corrente elétrica. Ele permite prolongar a vida útil dos equipamentos, reduz paradas operacionais e diminui o aquecimento dos condutores e componentes da instalação elétrica em 4 a 6 graus Celsius. O grupo ao qual a Optimus Solutions BR pertence, o Optimus Technology Group, atende clientes como Apple, Microsoft, Tesla, Toyota, Xerox, Cisco, Nike, Flex, os quais já testaram e confirmaram a eficiência da solução.
Hemnani elogia a parceria com a Migratio para a oferta da solução para a Ramenzoni, o primeiro de muitos clientes da parceria. “Por meio da união de nossas habilidades, não só promoveremos uma redução contínua no consumo de energia de nossos clientes, mas também vamos oferecer um gerenciamento aprimorado, visando tornar as organizações mais eficientes e sustentáveis”, afirma ele.