LEIA AQUI A EDIÇÃO DA REVISTA O PAPEL DE JUNHO
NA ESSÊNCIA DO CRESCIMENTO DO SETOR, A SUSTENTABILIDADE SUSTAINABILITY AT THE CORE OF THE SECTOR’S GROWTH
A Revista O Papel vem desde o início deste ano e há muito tempo publicando notícias sobre o crescimento do setor de base florestal, tendo como essência de suas práticas e projetos a sustentabilidade.
Nesta edição da Revista O Papel o destaque de Reportagem de Capa é a Smurfit Westrock com seu aporte de US$ 150 milhões nas unidades brasileiras para efetivar um novo ciclo de investimentos contemplando otimizações operacionais e florestais em prol de ganhos de competitividade e sustentabilidade.
“Estamos promovendo otimizações de processos fabris, aumento dos volumes de produção e expansão do uso de Inteligência Artificial nos parques. As atualizações irão incrementar o nível de serviço aos clientes em atendimento à demanda crescente por alta qualidade de impressão e precisão. Também estamos trabalhando em melhorias florestais, que resultarão em um aumento de 30% na produtividade do nosso próximo ciclo de plantio”, detalha Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Westrock Brasil, um dos entrevistados desta matéria principal da edição que vale conferir em detalhes.
A essência da sustentabilidade do setor de celulose e papel está refletida ainda em nossa Entrevista do mês sobre as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), uma categoria de unidade de conservação do grupo de uso sustentável – sendo que alguns estados já se enquadram como sendo de proteção integral –, cujo principal objetivo é a conservação da biodiversidade.
De acordo com o Relatório de Biodiversidade da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) mais recente, Suzano, Bracell, Klabin, Sylvamo e Veracel estão entre as empresas associadas responsáveis pela manutenção de RPPNs, distribuídas em diferentes regiões do País, somando uma área total de 50 mil hectares, que fazem parte dos 6,91 milhões de hectares de vegetação natural que o setor conserva, junto com Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL).
Quem é nosso convidado para falar sobre o tema da entrevista é Jorge Velloso, superintendente da Fundação Biodiversitas, há espaço para um intercâmbio ainda mais produtivo.
“O Brasil é o único País do mundo que tem uma política pública que permite à iniciativa privada criar uma unidade de conservação que se encaixe dentro do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC). A aproximação dos diferentes atores que atuam com esse propósito tem muito a agregar à conservação da biodiversidade”, pontua o executivo, com relevância às contribuições do setor de árvores cultivadas em ações em prol das RPPNs.
Além desses conteúdos importantes, nossos artigos técnicos trazem informações imprescindíveis ao desenvolvimento tecnológico do setor de base florestal com destaque para alternativas de reaproveitamento de resíduos da produção e sistemas de inteligência em monitoramento de processo de produção de papel, bem como nossos colunistas falam sobre mercado, gestão, liderança e muitos outros assuntos.
Destaque para a transição de colunistas da Anguti que poderá ser conferida nesta O Papel, encerrando ciclo de Pedro Vilas Boas e estreia de Filipe Brumatti de Souza que assumirá a coluna a partir de julho em continuidade às abordagens sobre aparas e reciclagem e temas afins.
Confira também: