As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Revista O Papel – Edição Maio 2024

Ipel celebra 40 anos de atuação inovadora e competitiva.

Editorial – MAIS COMEMORAÇÕES E LANÇAMENTOS EM DESTAQUE – A revista O Papel, em seus 85 anos de circulação comemorados em abril de 2024, vem publicando em suas edições reportagens de capa de empresas aniversariantes do setor de celulose e papel, bem como histórias de apoiadores e entidades parceiras, a fim de valorizar marcos importantes da trajetória da indústria de base florestal do Brasil.

Notícia continua após o anúncio

Este mês, temos a honra de trazer a IPEL como matéria principal que, ao completar 40 anos, consolida-se entre as maiores fabricantes nacionais de papéis tissue, ressaltando sua capacidade competitiva e investimentos em diferentes frentes estratégicas para oferecer produtos de qualidade e serviço de excelência a clientes do segmento institucional e varejo (Veja nossa Reportagem de Capa).

Fundada na década de 1980, a fabricante de papéis tissue IPEL nasceu de um empreendimento iniciado por Julio Dobuchak e Milton Mantau (in memorian) e conquistou espaço no mercado nestas últimas quatro décadas a partir de investimentos em tecnologia, inovação e gestão profissionalizada, com acionistas no Conselho de Administração, reforçado por conselheiros externos. “A IPEL está trabalhando fortemente em automatizar e estruturar o seu parque fabril de maneira produtiva, buscando ganhos por meio de aumento de produtividade, layouts mais racionais e com menores deslocamentos, automação fabril e digitalização de processos, além da integração digital omnichannel com os clientes”, contextualiza Luciano de Liz Barboza, CEO da empresa. Além disso, ações voltadas às práticas ESG pautam o desenvolvimento dos negócios da companhia que segue em ritmo de crescimento.

Nesta edição trazemos também uma Reportagem Especial comemorativa sobre os dez anos da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), que unificou a voz do setor de árvores cultivadas neste período, reunindo conquistas expressivas ao setor de base florestal em diversas frentes com contribuições à competitividade global dos players nacionais.

Temos ainda nossas colunas assinadas pelas quais os leitores poderão conferir artigos relevantes sobre preços, gestão e carreira, bem como conteúdos técnicos importantes aos avanços de processos produtivos no contexto da bioeconomia com foco em inovações com destaque para o nosso simpático personagem do setor papeleiro, Zé Pacel. Em sua coluna deste mês ele conta como a metrologia está envolvida nas inovações tecnológicas da fabricação de papel e de seus produtos que vale conferir e entender mais sobre este tema da série técnica, entre outros contidos nesta edição. Vale conferir!

Além disso, o tema inovação está em pauta também em nossa Entrevista principal sobre o papel colmeia, lançado pela Klabin, como alternativa sustentável ao plástico. De acordo com André Badaró, gerente de Novos Produtos da Klabin, o papel colmeia é adequado para embalar vidros, garrafas, cerâmicas, aparelhos eletrônicos e os mais variados produtos que precisam de uma maior proteção durante o transporte. “Ao mesmo tempo em que ele é resistente, é leve, o que reduz o volume de seu estoque e contribui com os custos no transporte do produto. A principal vantagem é que o papel colmeia apresenta-se como uma solução sustentável e reciclável, resultando em um menor impacto ambiental em diferentes frentes”, elenca Badaró sobre os diferenciais do novo papel.

Uma ótima leitura a todas, todos e todês, e até a nossa próxima edição! (Patricia Capo, editora de publicações)

Últimas Notícias

Melhoramentos anuncia nova fábrica de embalagens sustentáveis em Minas Gerais

Melhoramentos construirá fábrica de embalagens sustentáveis com fibra de celulose, 100% compostáveis, em Minas Gerais. O investimento será de R$ 40 milhões

Irani investe mais de R$ 18 milhões em plataformas de PD&I

Projetos da Irani em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) focam em inovações que abrangem o segmento de papel, embalagem, florestal e meio ambiente

Irani Papel e Embalagem avalia novo ciclo de investimentos

Irani avalia projeto "Plataforma Neos", com expansão da base florestal, aumento da produção de celulose de fibra longa, papel para embalagens e papelão ondulado

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades