Em parceria com a Schneider Electric, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Câmara de Comércio e Indústria França-Brasil (CCIFB) e a International Chamber of Commerce (ICC) promovem, na quinta-feira (5), um encontro da Sustainable Business COP (SB COP). O encontro vai reunir lideranças empresariais e representantes dos governos do Brasil e da França e será realizado na sede global da Schneider Electric, o Le Hive. O evento faz parte da programação da Temporada Brasil-França 2025.
Lançada pela CNI em março deste ano, a SB COP tem como objetivo estruturar uma representação empresarial internacional nas negociações climáticas, nos moldes do que já ocorre no G20 e no BRICS, com o objetivo de levar contribuições do setor privado às decisões da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Em 2025, a COP30 será realizada em novembro, em Belém (PA).
Como parte das ações da SB COP, o SB COP Summit Paris ocorre em paralelo à visita oficial do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à França e busca reforçar a articulação internacional em torno da agenda climática do setor privado brasileiro. A iniciativa reunirá os oito grupos de trabalho da SB COP30, seus chairs e co-chairs, além de especialistas franceses e organizações globais de referência.
“Concretizar os compromissos assumidos nas conferências de clima depende, fundamentalmente, das atividades econômicas. Por isso, é essencial que o setor produtivo tenha um papel ativo nas recomendações aos governos. Esse é o propósito da SB COP”, afirma o presidente da CNI, Ricardo Alban.
Entre os destaques da programação estão a entrega do primeiro documento da SB COP30. O evento contará também com participação do embaixador e presidente da COP30, André Corrêa do Lago, e do chair da SB COP, Ricardo Mussa. A palestra principal ficará a cargo de Jean-Pascal Tricoire, chairman da Schneider Electric, sobre liderança empresarial e transformação sustentável global.
Os grupos de trabalho da SB COP30 e suas respectivas lideranças são:
● Transição energética – Daniela Manique (Solvay-Rhodia)
● Economia circular e materiais – Tércio Borlenghi (Ambipar)
● Bioeconomia – João Paulo Ferreira (Natura)
● Sistemas alimentares – Gilberto Tomazoni (JBS)
● Empregos e habilidades verdes – Rafael Segrera (Schneider Electric)
● Financiamento climático – Luciana Ribeiro (eB Capital)
● Cidades sustentáveis e resilientes – Ruben Menin (MRV)
● Soluções baseadas na natureza – Marcelo Medeiros (re.green)
A abertura contará com falas de Rafael Segrera, presidente da Schneider Electric para a América do Sul e chair do grupo de trabalho sobre empregos e habilidades verdes, Ricardo Alban, presidente da CNI, e Philippe Varin, presidente da International Chamber of Commerce (ICC).
“Coordenar o grupo de trabalho sobre empregos e habilidades verdes na SB COP é uma responsabilidade estratégica: precisamos garantir que a força de trabalho esteja preparada para as novas demandas da economia sustentável, afinal, sem profissionais qualificados não há transição energética possível”, diz Segrera. “Esse encontro em Paris é uma ótima oportunidade para fortalecermos a cooperação internacional e impulsionarmos iniciativas para capacitação e geração de empregos verdes.”
Fonte:CNI