A Ibá | Indústria Brasileira de Árvores reuniu-se hoje com o governador Eduardo Riedel , do Mato Grosso do Sul, com o secretário de Desenvolvimento, Jaime Verruck; e equipe, para apresentar o estudo exclusivo organizado pela entidade com apoio de Suzano, ARAUCO Brasil, Eldorado Brasil Celulose S.A e Bracell. O objetivo do trabalho foi dimensionar as demandas que estão surgindo com robusto investimento que o setor florestal está fazendo no Estado.
Paulo Hartung, da Ibá, abriu o encontro agradecendo a agenda e explicando a motivação do encontro: “O setor é forte no Brasil, mas olhar para a expansão do setor é olhar para o Mato Grosso do Sul. Há desafios e um dos maiores reside na necessidade de criar capacidade para dar conta da crescente demanda por mão de obra e infraestrutura sociale econômica”, mas ressaltou que junto com desafios há enormes oportunidades para o estado.
O estudo da Ibá/ESGTech, apresentado por José Carlos da Fonseca Jr., indica investimento em novos empreendimentos no MS, o que irá gerar 24 mil empregos diretos, exigindo mão de obra qualificada, infraestrutura pública, moradias, escolas e saúde pública, em diversos municípios da chamada Costa Leste do Estado.
Paulo acrescentou que a mão de obra direta será três vezes maior do que os atuais contingentes de colaboradores com que o setor já conta.
O Governador do MS agradeceu aos participantes pela iniciativa e pelo compartilhamento do estudo e reforçou que ações como essa são importantes para a construção de uma visão de médio e longo.
“Essa é uma grande oportunidade, gostaria de parabenizar a Ibá, em especial o Paulo Hartung, por trazer essa visão estruturada que é fundamental para o governo”, disse, sinalizando que quer responder a essa notícia com ação.
Jaime Verruck agradeceu o estudo e sinalizou que, com base nos dados, fica claro que será fundamental desenvolver inteligência para definir os próximos passos para resolver esse GAP.
ABTCP e executivos das empresas do setor florestal marcaram presença
Pelo setor, compareceram, além de Paulo Hartung, o Embaixador José Carlos, diretor da Ibá; Darcio S. Berni, diretor executivo da ABTCP ; Douglas Seibert Lazaretti e André Vieira, da Suzano; Germano Vieira, da Eldorado; Mauro Quirino e Manoel Browne de Paula , da Bracell; Carlos Pinto Advocacia Estratégica Carlos Alberto Altimiras Ceardi e Theófilo Militão, da Arauco; Júnior Ramires e Dito Mario, da Reflore-MS .
Carlos Altimiras, presidente da chilena Arauco no Brasil, que começa um investimento vultuosos em Inocência (MS), manifestou sua admiração por essa articulação. “Em toda minha experiência no Chile, nunca vi um movimento estruturado como esse”, disse parabenizando a Ibá.
Pelo MS, acompanhavam o Governador e Verruck; Rodrigo Pérez, secretário Artur Falcette, sub-secretário de Meio Ambiente; e a diretora-presidente da Funtrab, @Marina Dobashi.
Paulo Hartung explicou que também “vai levar esse estudo para o governo Federal. O governador sinalizou que irá levar o material também para a ministra Simone Tebet.
Fonte: Ibá