Setor químico anuncia investimentos de R$ 759,3 milhões

Braskem, Innova, Grupo OCQ e Unipar anunciaram na última sexta-feira (17) investimentos de R$ 759,3 milhões no setor químico em evento promovido pela Abiquim em Triunfo (RS). Os investimentos foram viabilizados pelo Regime Especial da Indústria Química (Reiq Investimentos) e 44,7% do total – cerca de R$ 340 milhões – serão aplicados no Rio Grande do Sul.

Durante a cerimônia o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, falou sobre a importância do Reiq Investimentos, que beneficia centrais petroquímicas e indústrias químicas que se comprometerem a ampliar sua capacidade instalada ou a instalar novas plantas. “No Brasil temos um problema de competitividade, então a defesa comercial é fundamental. Com o Reiq reduzimos PIS e COFINS, tributos federais, para melhorar a competitividade da indústria química e defender o parque industrial brasileiro. Como resultado, nós estamos vendo agora aqui os novos investimentos.”  

O presidente-executivo da Abiquim, André Passos Cordeiro, destacou as dificuldades do setor nos últimos anos e enfatizou que a indústria química tem demonstrado que quando é incentivada, responde rapidamente:

“O Reiq Investimentos foi regulamentado no final de 2023 e vimos ao longo de 2024, e seguiremos vendo agora, no decorrer de 2025, investimentos acontecerem de fato. Então, esse é o sinal que a indústria química quer dar publicamente. Com a política pública correta, com os incentivos corretos, com a defesa comercial adequada, conseguimos dar resposta para a sociedade sob a forma de investimento, sob a forma de emprego, sob a forma de renda. Além disso, agrega também novos tributos. A indústria química ocupa a primeira colocação na lista de contribuintes de tributos federais com R$ 30 bilhões anuais, ou seja, 13,1% do total da indústria nacional.”

Notícia continua após o anúncio
É um trabalho conjunto, enfatizou Passos, onde todos acabam ganhando, setor químico que está na base de diversas cadeias produtivas, o cidadão brasileiro com a geração de mais postos de trabalho e a economia do País.

Geração de empregos

Também presente no evento da Abiquim, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, explicou que a indústria química está no centro da estratégia de desenvolvimento do estado, não apenas pelos investimentos realizados, como também pelos benefícios gerados. 

“É fundamental destacar não apenas a viabilização de investimentos que sustentem este setor, mas também os benefícios imediatos de geração de empregos e movimentação econômica. Somente no Polo de Triunfo, temos mais de seis mil empregos gerados. Temos o polo da química fortalecido no Rio Grande do Sul com esses investimentos que se viabilizam a partir de uma política pública estabelecida em nível nacional, que é o Reiq, nos seus dois formatos, aquele mais tradicional e este que viabiliza investimentos, fortalece um setor que é mola propulsora do nosso desenvolvimento porque se associa a tantos outros setores”, ressaltou o governador.  

A importância da indústria química no cenário econômico nacional foi destaque da fala do deputado federal Afonso Motta, que preside a Frente Parlamentar da Indústria Química. “O setor tem um faturamento de aproximadamente 200 milhões de dólares e gera mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos; é nosso compromisso e nossa responsabilidade continuar desenvolvendo o trabalho regulatório no Congresso Nacional que permita a competitividade e expansão da indústria química.”

Projetos em análise

Além dos investimentos anunciados, outros projetos estão em análise e devem aportar mais R$ 260 milhões ao setor ainda neste semestre. Com isso, os investimentos da indústria química via Reiq vão ultrapassar a casa de R$ 1 bilhão.

Os investimentos via Reiq também vão contribuir para resgatar a competitividade da indústria brasileira no cenário internacional, que foi fortemente impactada pelas mudanças estruturais globais do setor nos últimos anos.

Últimas Notícias

Gestão de projetos no centro do ciclo da celulose em 2026

Custos sobem com o Oriente Médio, mas o atual momento da celulose é definido pelo excesso de oferta global e pela rápida expansão da capacidade chinesa

Suprema Corte dos EUA derruba tarifas recíprocas de Trump e impõe limites ao uso de poderes emergenciais na política comercial

Decisão retira sobretaxas aplicadas ao Brasil sob a IEEPA, mas mantém tarifas baseadas em outros instrumentos legais.

Acordo UE–Mercosul abre nova janela comercial para celulose, papel e madeira

Com o acordo, o setor ganha previsibilidade tarifária e ambiente institucional mais estruturado para acessar o mercado europeu, em meio à reconfiguração do comércio internacional.

Branded Contents

Swan do Brasil destaca inovação e confiabilidade em instrumentação analítica para o setor de celulose e papel

A instrumentação analítica Swan contribui diretamente para a otimização de processos

Fiedler Automação Industrial apoia projeto na Klabin e contribui para redução de 52% na perda de vapor em Telêmaco Borba (PR) 

Iniciativa na Unidade Monte Alegre da Klabin envolveu inspeções na rede de vapor e aplicação de soluções integradas para ganho de eficiência

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades